Projeto Emcena Brasil chega a Mongaguá no fim de semana

O projeto é um contêiner com uma grande tenda adaptada e irá realizar oficinas, contação de histórias, apresentações de espetáculos teatrais, além de circo e show de música

Comentar
Compartilhar
26 MAR 201513h06

A Caravana do Emcena Brasil chega ao município de Mongaguá pela 1ª  vez com seu teatro móvel nos dias 28 e 29 de Março  de 2015. O projeto é um contêiner com uma grande tenda adaptada e que será montado na Praça Dudu Samba, no Centro, e irá realizar durante dois dias oficinas, contação de histórias , apresentações de espetáculos teatrais para crianças e adultos, além de circo, show de música, sessão de cinema e muito mais. A programação começa sempre a partir das 15h e vai até às 22h.

Nos últimos sete, o Projeto Emcena Brasil já percorreu mais de 250 cidades em todo o País, atendendo mais de  um milhão de pessoas.   Com uma estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema, 400 banquetas e uma grande tenda para abrigar a plateia, a caravana apresentará uma variada programação a todos os presentes sem distinção, com a mesma qualidade de salas convencionais de teatro, porém com a vantagem de ser totalmente gratuito. O projeto é realizado através da Lei Rouanet, pela Cia Abareteatro, tem  o apoio da prefeitura deMongaguá e Secretaria de Cultura.

A Cia Abaréteatro vem capitaneando o projeto desde 2007 e traz na programação quatro  renomados grupos de teatro, mamulengos,  música e circo, que se apresentarão com os  seus principais espetáculos do vasto repertório. Todos trazem na bagagem mais de 20 anos de experiência, além de um excelente currículo, com diversas premiações tanto nos principais centros culturais do País, como participações importantes em Festivais  de Teatro e Cultura no  Brasil e no exterior.

A Caravana do Emcena Brasil chega ao município de Mongaguá (Foto: Divulgação)

Ao todo serão mais de 30 artistas e técnicos que desfilarão suas habilidades em dois dias de eventos. O excelente nível artístico e a interação com a plateia, aliado à tecnologia de luz e som proporcionarão aos espectadores um excelente divertimento, num evento único, valorizando a cultura popular, o artista nacional e garantindo boas gargalhadas e um ótimo dia de lazer para toda a família.

Segundo Orlando Moreno, criador e idealizador do projeto, “esses últimos  anos de circulação nas mais variadas regiões de norte a sul de País estão sendo muito gratificantes,  tanto pela troca de experiências como também pela absorção de conhecimento das tradições e da rica cultura de cada localidade”, conclui. “Depois de milhares de  quilômetros rodados, nós estamos, de fato, levando a cultura onde o povo está. E o mais importante é que estamos consolidando um verdadeiro projeto de congraçamento,  confraternização e reencontro do povo com sua própria cultura, numa mostra efetiva de que ao contrário do que dizem, o brasileiro adora o bom teatro, a boa música e aprecia a arte como um todo . Temos notado que crianças, adolescentes  e adultos  se divertem com o gracejo do palhaço, se emocionam com a história bem contada e como gente grande, sem pudor e nem preconceito, são capazes de gestos de carinho ao reviver a criança que existe dentro de cada um. E sempre ao final, agradecidos  retribuem aplaudindo entusiasticamente todos os eventos  ”.

Confira abaixo os detalhes da programação:

1º DIA

15 horas - Contação de Histórias –   BRASILEIRICES - Cia  Anima Lenda / Oficina  de Lata Som

17 horas - Teatro para crianças –  CIRANDA DAS FLORES – Cia  Abareteatro

19 horas - Sessão de Cinema -  CINE CURTA BRASIL

20 horas - Espetáculo de Mamulengo – A  FOLIA NO TERREIRO DO SEU MANÉ PACARU  - Mamulengo da Folia

21 horas - Espetáculo para Adultos  -  A VILLA DUS BISURDO  - Cia Abaréteatro

2º DIA

15 horas - Contação de histórias – UMA HISTÓRIA BELA DO GATO DA LATA E DA PANELA  -  Cia Mão Livre / Oficina de Dobraduras

17 horas - Teatro para crianças – BOI VIRAMUNDO   -  Cia Abaréteatro

19 horas - Convidado local – SHOWS MUSICAIS/DANÇA

20 horas - Espetáculo Circense -   MAGIA DO CIRCO  - Los Circo Los