X

Cultura, Band e Globo terão programação especial em homenagem aos 70 anos da televisão no Brasil / DIVULGAÇÃO

Por Gladys Magalhães

Nesta sexta-feira, 18 de setembro, a televisão brasileira completa 70 anos no ar. Desde sua primeira transmissão, nos estúdios da antiga TV Tupi em São Paulo, quando a atriz Sonia Maria Dorce, então com 6 anos, disse: “Boa noite. Está no ar a televisão no Brasil”, muita coisa mudou.

Além da qualidade da imagem e multiplicação de programas, o barateamento dos aparelhos foi o grande responsável pela influência que a TV adquiriu nos lares brasileiros com o passar das décadas. “Podemos dizer que a televisão demorou de cinco até dez anos para influenciar nos hábitos do brasileiro, primeiramente de modo regional e depois nacional (...). O que devemos colocar como ponto de virada nessa história foi a popularização do preço dos televisores e, por consequência, o crescimento de programas populares. Mais gente assistindo, mais gente comprando televisor, e vice-versa. Os costumes foram modificados, de 1950 para cá. As casas passaram a mudar suas configurações, tendo uma sala própria para aquele móvel que irradiava imagens, que fascinava quem assistia”, diz o professor Elmo Francfort Ankerkrone, do curso de RTV da Universidade Anhembi Morumbi.

Hoje, argumenta o professor, mais do que o aparelho o que vale é o conteúdo, que pode ser visto em diversas plataformas. Para o futuro, ele aposta em uma ênfase maior na qualidade da programação. “O futuro está naquilo que jamais deveria ter sido esquecido: a qualidade e os diferenciais de conteúdo. Está na correspondência de conteúdo, da relação produtor e espectador.”

Programação especial

Na Cultura, vai ao ar a série “Os Campeões de Audiência”, que traz grandes nomes relembrando a história da televisão. O primeiro episódio foi exibido na quinta-feira (17) e os próximos serão transmitidos nos dias 24 de setembro e 1º de outubro, às 22h15.

Até sábado (19), o Jornal da Band, que vai ao ar às 19h20, vai apresentar uma série de reportagens batizadas de “No Ar 70 Anos”, com cenas dos arquivos da Band, com programas e apresentadores que passaram pela emissora, como Abelardo Barbosa e a “Discoteca do Chacrinha”, entre 1978 e 1982.

A Globo, por sua vez, exibirá dois programas inéditos do Globo Repórter, nos dias 18 e 25 com diversas entrevistas de atores, apresentadores e personalidades, que ajudaram a escrever a história da TV brasileira.

No dia 19, a emissora exibirá no Supercine, “Nada Será Como Antes”, telefilme sobre a chegada da televisão no Brasil; e no dia 20, Carlos Tramontina apresenta uma matéria especial sobre o tema no “Antena Paulista”.

CONFIRA OUTRAS DICAS DE PROGRAMAÇÃO EM CASA

Show do Esporte
Sucesso dos anos 1980 a 2000, a Band traz de volta à programação o “Show do Esporte”. O programa promete exibir o melhor de todas as modalidades esportivas, além dos jogos do Campeonato Italiano, do Brasileirão Feminino e do Brasileiro Masculino Sub-20. A apresentação será de Glenda Kozlowski e Elia Júnior. O “Show do Esporte” estreia no domingo (20) e irá ao ar aos domingos, das 10h às 21h30 na Band.

Gabriel Medina
Momentos íntimos do dia a dia e da família do principal surfista brasileiro estão no filme “Gabriel Medina”, que documenta cerca de oito anos da carreira do atleta, incluindo a conquista dos campeonatos mundiais de surfe em 2014 e 2018. “Espero que todos gostem e possam ver um pouco da minha vida”, disse Medina. O filme “Gabriel Medina” estreia no Canal OFF, no sábado (19), às 21h.

Enola Holmes
Millie Bobby Brown dá vida à Enola Holmes, a irmã do maior detetive de todos os tempos. Na trama, que se passa na Inglaterra de 1884, Enola é mandada pelos irmãos, Sherlock e Mycroft, a uma escola de etiqueta, após o desaparecimento da mãe. Indignada, ela foge e acaba descobrindo uma conspiração que pode alterar a História. O filme “Enola Holmes” estreia quarta-feira (23) na Netflix.

Planeta Inseto
Crianças e adultos apaixonados por insetos poderão conhecer melhor esses organismos na versão virtual do Planeta Inseto, o único zoológico de insetos do Brasil. Na visita virtual é possível ver quatro espécies de abelhas sem ferrão, baratas praticando corrida, lagartas tecendo fios de seda, entre outros. Para visitar o Planeta Inseto basta acessar https://tinyurl.com/vvvplanetainseto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter