Programa Ouvir e Brincar estreia com sucesso em São Vicente

A temporada 2014 do programa teve estreia nesta terça-feira (3) pela manhã. Até o final do ano, todas as creches e classes de Educação Infantil serão visitadas

Comentar
Compartilhar
04 JUN 201419h22

Ditados populares, brincadeiras tradicionais, sons do dia a dia, e bem-humoradas versões paras as lendas do Saci e Curupira, passam agora a fazer parte do imaginário das crianças que frequentam as creches e classes de Educação Infantil em São Vicente. Até o final do ano, todas as unidades municipais serão visitadas pela Programa Ouvir e Brincar.

A temporada 2014 do programa teve estreia nesta terça-feira (3) pela manhã, na Creche Municipal Rotary, no Jóquei Clube, com a presença do titular da Secult Amauri Alves e representantes da Secretaria da Educação, que participa da iniciativa. Mas, o maior entusiasmo foi mesmo das 45 crianças entre dois e quatro anos, que ouviram e se divertiram com os temas que remontam à cultura popular, com ritmos bem brasileiros.

"São oito músicas autorais, todas elas com temas de interesse das crianças. A grande mudança certamente vai acontecer com o passar dos anos, com estas mesmas crianças tendo o diferencial que não teriam antes", disse Amauri.

Até o final do ano, todas as unidades municipais serão visitadas pela Programa Ouvir e Brincar (Foto: Divulgação)

Repertório

Cantora do Ouvir e Brincar, além de técnica em Cultura da Secult, Lua Marina volta a participar do programa (em 2013, faziam parte ainda Karol Antunes e Renata Balbino). "Considero uma experiência única, até pela inclusão da cultura brasileira no repertório infantil", revelou, acrescentando que os temas lúdicos foram inspirados em lembranças da sua própria infância. Ela e o músico Ugo Castro Alves assinam as canções (Karol participa de uma delas).

O Ouvir e Brincar se propõe a levar sensibilização musical para crianças até seis anos. As músicas foram gravados em CDs distribuídos na rede escolar, para acompanhamento de monitoras e professoras, chegando à garotada antes da visita do show que dura em média 40 minutos. Com a iniciativa, a Secult promove a aproximação da Cultura à Educação.

Na primeira apresentação estiveram presentes a diretora do Departamento de Educação Infantil, Edméia Oliveira; a chefe de Departamento, Janete Xavier; a diretora da Creche Rotary, Tânia Gameiro; representantes do Rotary São Vicente e pais de alunos.