Prêmio São Paulo de Literatura 2018 está com inscrições prorrogadas

A edição de 2018 premiará romances de ficção em duas categorias: 'Melhor Livro do Ano de 2017' e 'Melhor Livro do Ano de 2017– Autor Estreante'

Comentar
Compartilhar
17 JUL 2018Por Da Reportagem21h50

Foram prorrogadas até a sexta-feira, dia 20 de julho, as inscrições para o 11º Prêmio São Paulo de Literatura, o maior do país em valor de premiação individual e que, além de incentivar a leitura, visa promover a produção literária de qualidade e apoiar novos autores e editoras independentes.

Criado em 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, na edição de 2018 premiará romances de ficção em duas categorias: "Melhor Livro do Ano de 2017" e "Melhor Livro do Ano de 2017– Autor Estreante" – esta última dividida nas modalidades "Autores com Mais de 40 Anos de Idade" e "Autores com Menos de 40 Anos de Idade".

Somente podem se inscrever obras cuja primeira edição, impressão e comercialização mundial ocorreu no Brasil no período entre 1º de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2017.

A categoria "Melhor Livro do Ano" está aberta a autores que já publicaram romances de ficção anteriormente. Já na categoria dos estreantes, os escritores podem ter obras publicadas em outros gêneros, desde que o livro inscrito seja o seu primeiro romance de ficção.

Um dos poucos prêmios no país a ter a categoria específica para estreantes, o Prêmio São Paulo de Literatura também se destaca por reconhecer não só os grandes nomes da literatura como também os novos talentos, abrindo portas para escritores nacionais e concorrentes estrangeiros com obras escritas originalmente em língua portuguesa e primeira edição mundial no Brasil em 2017.

Com foco em obras de ficção no gênero romance, o Prêmio São Paulo de Literatura oferece R$ 200 mil para o Melhor Livro do Ano e R$ 100 mil para cada autor estreante nas modalidades +40 e -40. Veja o edital completo em www.premiosaopaulodeliteratura.org.br