X

Cultura

Prefeitura planeja parceria com escoteiros para preservação de patrimônio histórico

Ideia surgiu após sucesso no mutirão de limpeza da Maria Fumaça e do carro fúnebre de Santos Dumont

Publicado em 31/03/2015 às 14:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Não importava se era uma criança de sete ou um adolescente de 16 anos, os sorrisos nos rostos dos escoteiros do Grupo Lobo Guará, no último sábado (28), mostravam que é possível trabalhar com alegria quando se tem amor por uma cidade.

Com o apoio da Prefeitura do Guarujá, cerca de 40 pessoas deram início ao projeto “História Limpa, Memória Eterna”, realizando a limpeza de dois importantes monumentos históricos do Município: o carro fúnebre de Santos Dumont e a Maria Fumaça, ambos localizados no cruzamento da Avenida Leomil com a Avenida Puglisi – Centro. Por conta da ação, a Prefeitura de Guarujá planeja realizar uma parceria com os escoteiros para preservação do patrimônio histórico.

Apenas com panos úmidos para não degradar as peças com mais de 80 anos de história, os jovens higienizaram cuidadosamente cada detalhe dos monumentos, sob orientação da Secretaria Municipal de Cultura e do diretor-presidente do grupo de escoteiros, Douglas Gonçalves.

A secretária adjunta de Cultura, Patrícia Lima, compareceu ao local para incentivar a iniciativa. “Todo projeto de manutenção do patrimônio histórico de Guarujá é muito bem-vindo e vem ao encontro aos anseios da Prefeitura”, explicou ela, que já planeja expandir essa parceria com o grupo Lobo Guará. “Nós podemos oferecer aos escoteiros programas de educação patrimonial, com ações no museu da Cidade. Temos condições de fazer essa troca”, completou.

Criado em comemoração aos 10 anos do grupo escoteiro localizado no Jardim Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho, o projeto tem como objetivo despertar valores cívicos e o senso de responsabilidade individual e coletiva pela cidade e seus equipamentos.

Para o seu idealizador, o escotista Rui Cardoso da Silva, esse objetivo foi cumprido no sábado. “A Prefeitura nos deu a chance de mostrar às nossas crianças e à comunidade que todos somos donos desse patrimônio”, completou.

Depois de passar a manhã inteira entre panos e baldes, a escoteira Diana Aparecida Santos de Toledo, de 14 anos, comemorava o resultado do trabalho. “Ficou bonito. Gostei muito de ter vindo e participado. Gosto dessa parte do Movimento Escoteiro, de fazer as coisas pela comunidade. Ano retrasado participei de um dia de limpeza das praias.”

Dedicado em memória da popular Mariazinha das Flores, servidora pública falecida, que por anos limpou e enfeitou com flores o entorno da “Maria Fumaça”, o projeto “História Limpa, Memória Eterna” deverá continuar ao longo do ano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter