Parque Cultural Vila de São Vicente volta com cenas teatrais

Seis companhias teatrais da Cidade vão se revezar a cada dois meses

Comentar
Compartilhar
13 MAR 201415h16

As cenas teatrais com diálogos de época, que tanto marcaram a fase inaugural do Parque Cultural Vila de São Vicente, na Praça João Pessoa, em São Vicente, estão de volta a partir desta sexta-feira (14), incluindo também sábados, domingos e feriados, além de ocasiões com grupos monitorados. Apesar de continuar em processo de reforma, a Vila mantém portas abertas à visitação, de terça a domingo, das 10 às 19 horas.

O parque constitui uma instalação cenográfica que remonta à época da fundação daquela que seria a primeira Vila do Brasil. Não há cobrança de ingresso. "Fizemos uma reunião com grupos estáveis de teatro de São Vicente, criando um projeto de residência teatral; com isso, durante dois meses cada grupo ocupa o espaço da Vila, com dez atores voluntários desenvolvendo as cenas como se fossem moradores do local", explica o secretário da Cultura, Amauri Alves.

Para participar do projeto, foram definidos seis grupos teatrais, todos eles com reconhecimento jurídico: CAMPSV, Dons, Taetro, Héteros, Tartufos Cênicos e Vozes em Cena. A ordem de atuação bimensal foi decidida pelas companhias de teatro. A produção, textos e figurinos são da Secult.

"O segundo passo será a volta das apresentações no teatro do parque, particularmente com apresentações destinadas ao público infantil. Após a conclusão da reforma, teremos funcionando também os espaços para venda de artesanato local e, na última etapa, a instalação do restaurante-escola e a doceria", explica o titular da Secult.

Apesar de continuar em processo de reforma, a Vila mantém portas abertas à visitação (Foto: Divulgação/PMSV)