Orquestra Jovem do Cubatão Sinfonia se apresenta na Bolsa do Café

Concerto musical será na tarde de sábado (14), com entrada gratuita. No repertório, estão músicas natalinas e outras da Música Popular Brasileira

Comentar
Compartilhar
12 DEZ 201319h31

A Orquestra Jovem do Programa Cubatão Sinfonia participa da programação cultural de natal da Bolsa do Café de Santos (Rua XV de Novembro, 95). A apresentação será no próximo sábado (14), às 14h, com entrada franca.

No repertório, estão músicas natalinas e outras da Música Popular Brasileira. Isso, além de temas de filmes hollywoodianos. Formada por cerca de 35 jovens instrumentistas, a Orquestra Jovem traz os alunos mais avançados do Programa. "Apresentações como essas são sempre importantes para que mostremos o trabalho sociocultural de valor que é feito junto a essas crianças e adolescentes", afirmou André Farias, regente da Orquestra Jovem.

Programa sociocultural Cubatão Sinfonia - Criado em 2007 para atender a demanda de crianças e jovens na Cota 200 e outros bairros próximos. Eles participam das atividades do programa no contraturno escolar. Os estudantes têm aulas de musicalização infantil, expressão corporal e instrumentos de corda (violão, violino e viola), de sopro (saxofone, flauta transversal, clarinete, tuba, eufônio, etc) e percussão (bateria e percussão erudita).

A Orquestra Jovem do Cubatão Sinfonia se apresenta na Bolsa do Café (Foto: Divulgação)

Os alunos vivenciam aulas teóricas e práticas e são acompanhados por monitores. Depois de integrados aos estudos, podem participar de grupo como Camerata de Violões, quintetos e sextetos. É também de responsabilidade do Programa Cubatão Sinfonia a mantenação da Fanfarra da Escola Estadual Maria Helena Duarte Caetano, o colégio público do bairro.

Desde 2011, o Cubatão Sinfonia possui o selo da Unicef, que certifica a seriedade do Programa junto à criança e ao adolescente. O Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre 2.922 projetos de todo o país. Administrado pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica, o Programa conta com patrocínio das empresas Anglo American e Elog, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, além de apoio da Secretaria Estadual de Cultura e Prefeitura de Cubatão.