X

Cultura

Ônibus-teatro encerra temporada em Santos com apresentações gratuitas

Circular: Histórias da Mata estaciona na Zona Noroeste e na Orla da cidade entre os dias 1 e 9 de julho; projeto faz uma homenagem aos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos

Da Reportagem

Publicado em 30/06/2017 às 17:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ônibus-teatro encerra temporada em Santos com apresentações gratuitas / Divulgação

As lendas dos povos indígenas, a vida no quilombo, a biodiversidade natural e as espécies de animais que vivem na Mata Ciliar. Esses e outros segredos do Vale do Ribeira estão guardados dentro do Circular: Histórias da Mata, um ônibus adaptado com todos os recursos técnicos de som e luz que promete animar o fim do período letivo e as férias da criançada em Santos. O projeto, que tem o apoio do Instituto Cultural Usiminas e patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo, circulará pela Zona Noroeste e Orla.

Serão 18 sessões gratuitas, onde o projeto pretende alcançar um público de 900 pessoas. No sábado, dia 1, o embarque será em frente à biblioteca volante na Vila dos Criadores, a partir das 14h. Já nos dias 4 e 5 tem dobradinha do Circular também na Zona Noroeste: o projeto estaciona no Arte no Dique com sessões às 13h, 14h, 15 e 16h na terça e 9h e 10h na quarta-feira.

Após passagens por bairros descentralizados, o ônibus-teatro chega à Orla no sábado (8), com apresentações na Fonte do Sapo a partir das 15h e encerra a circulação na cidade no domingo, dia 9, na Praia do Gonzaga, dentro da programação do Domingo de Lazer. As sessões do espetáculo acontecerão sempre em um intervalo de uma hora e é preciso retirar o ingresso com 30 minutos de antecedência.

Concebido a partir de uma pesquisa de campo do Grupo Teatro Aberto em Cananéia, as cenas do espetáculo mesclam história e natureza, ensinando desde os costumes dos quilombolas até a importância da Mata Ciliar. “Na pesquisa de campo que o grupo fez notamos a importância dessa mata, que fica às margens dos rios e serve como corredor para que os animais se desloquem em busca de água e comida. Da mesma forma que os cílios protegem os olhos, as matas ciliares protegem os rios, por isso elas recebem esse nome. Durante o espetáculo explicamos essa e outras curiosidades”, conta Douglas Zanovelli, também produtor do projeto.

O ônibus foi adaptado para receber um público de até 50 pessoas por apresentação, contando com arquibancada e ar-condicionado. “O objetivo do Circular: Histórias é descentralizar o acesso à cultura, levando dentro de um ônibus a qualidade técnica de som luz e efeitos visuais para que todos possam desfrutar da experiência de ir até o teatro. Neste caso, o teatro vai, sobre rodas, até o público”, explica Talita Berthi, produtora do projeto.

Para encenar de forma lúdica a necessidade de preservar o meio ambiente, o ônibus-teatro foi especialmente preparado com um cenário confeccionado pelo artista Edivaldo Costa a partir de materiais recicláveis, tais como tampinhas de refrigerante e embalagens de cosméticos.

“Além disso, diversas técnicas de bonecos foram aplicadas como mamulengo, marionete, fantoche, máscara e varas. O espetáculo foi montado exclusivamente para esse espaço, onde a cenografia interage com o ônibus e com a plateia, proporcionando ao público uma experiência única", completa Edivaldo.

O espetáculo tem dramaturgia coletiva de Douglas Zanovelli, Cida Cunha e Edivaldo Costa e no elenco se revezam os atores Léo Porto, Rogério Ramos, Edivaldo Costa e Douglas Zanovelli. Santos é a terceira parada do ônibus-teatro, que neste ano já passou pelas cidades de Cubatão e Guarulhos. 

O Projeto Circular: Histórias da Mata tem o patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC), apoio do Instituto Cultural Usiminas, Prefeitura Municipal de Santos através das Secretarias de Cultura e Educação e realização do Grupo Teatro Aberto, BERTHI Produção e Arte e Governo do Estado de São Paulo.

Sinopse do espetáculo

"Circular: Histórias da Mata" Infantil, 35min.

Um guia e um motorista convidam o público a embarcar em uma expedição para conhecer a vida na mata. Eles saem da barra, onde o rio se encontra com o mar e vão rio acima conhecendo personagens e histórias dos povos e dos bichos que vivem longe da cidade. Neste percurso, conhecem uma lenda indígena, a vida no quilombo, os perigos e encantos da mata.

Sobre o Circular: Histórias

O Circular: Histórias é um projeto de apresentações teatrais dentro de um ônibus urbano – e portanto, já repleto de histórias – adaptado para a cena teatral. O foco central do projeto é usar a metáfora do embarque, da viagem e da partida, para inserir o público em um universo mágico e repleto de histórias. O projeto foi idealizado em 2009 por Talita Berthi e Douglas Zanovelli e desde então já circulou com as montagens ‘Histórias Circular’, com textos inspirados nos contos populares recolhidos por Câmara Cascudo e ‘Histórias do Mar’, com textos inspirados na cultura caiçara, atingindo um público de 50 mil espectadores em 25 cidades percorridas. Mais informações em: www.circularhistorias.com.br ou f/circularhistorias.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter