Oficinas Culturais do Estado abrem as inscrições para a programação de 2014

Na Oficina Cultural Pagu, um dos destaques da programação é o Workshop: Desenvolvimento de Olhar e a Crítica Cinematográfica, que acontecerá nos sábados 22 e 29 de março

Comentar
Compartilhar
02 JAN 201416h34

No dia 7 de janeiro de 2014 as Oficinas Culturais – unidades da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciadas pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – abrem as inscrições para programação do primeiro trimestre de 2014 em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas 275 atividades de formação e difusão e 8.736 vagas para oficinas, palestras, shows, entre outras. A programação completa está disponível no site www.oficinasculturais.org.br.

Na Oficina Cultural Pagu, um dos destaques da programação é o Workshop: Desenvolvimento de Olhar e a Crítica Cinematográfica, que acontecerá nos sábados 22 e 29 de março. A coordenação da atividade é do jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin que espera despertar olhos, ouvidos e percepção do participante para a obra cinematográfica. Como ver um filme com outros olhos? O que perceber? Como perceber? Como interpretar? Como extrair o máximo da experiência cinematográfica e aproveitar a vivência na elaboração de uma crítica cinematográfica?

Outro destaque é o projeto Caia na Folia com a Pagu - “Momentos de recordação, criatividade e celebração do reinado de Momo”. Este Projeto Especial foi criado para uma maior integração da nova sede da Oficina Cultural Pagu com o bairro do Campo Grande em Santos. Serão atividades que valorizam as folias carnavalescas de rua e envolvem os apreciadores com oficinas de máscaras, confecção de cabeções e bonecões, fotografia e exposição de carnaval, e finaliza com a saída em desfile da banda do bloco tradicional Bando do Corisco, que homenageará a jornalista Patrícia Galvão, a Pagu, em plena Rua Espírito Santo onde está localizada a sede da unidade.

Um dos destaques é o projeto Caia na Folia com a Pagu (Foto: Divulgação/Pagu)

Sobre as Oficinas Culturais

Das 21 Oficinas Culturais, seis estão instaladas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).

Em cada unidade são realizadas atividades de formação, como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e também, ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br.