X

Cultura

Museu da Cidade é atração turística o ano inteiro

Visitação gratuita acontece de terça a sábado, das 14 às 18 horas

Publicado em 13/03/2014 às 15:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mesmo com o final do período de férias de verão, Praia Grande ainda conta com diversas opções de lazer cultural para moradores e turistas. Uma das mais visitadas é o Museu da Cidade, que atualmente está realizando a mostra “Mare Nostrum – Formação dos bairros”, que conta com imagens de diversos pontos de Praia Grande, desde a sua emancipação política-administrativa, em 1967. A visitação gratuita acontece de terça-feira a sábado, sempre das 14 às 18 horas.

Compostas por painéis onde imagem e texto se misturam, a mostra Mare Nostrum conta a história da formação dos bairros de Praia Grande e a relação do cidadão com sua cidade. Na exposição, bairros como Guilhermina, Flórida, Aviação e Ocian, entre outros, surgem com especificidades, que ajudam a construir a noção de importância daqueles núcleos para a formação de Praia Grande.

Segundo a coordenadora do Museu da Cidade, Isadora Melo, a mostra acontece desde 2009 e já passou por diversos pontos da Cidade. “A mostra começou como itinerante e desde que chegou ao Museu foi um sucesso. O objetivo do trabalho é aproximar o museu da comunidade local, promovendo o conhecimento do material histórico reunido, que é, em grande parte, vindo de doação dos próprios moradores”, explicou.

Além da exposição, o Museu da Cidade conta ainda com quatro mesas expositivas, que apresentam fotografias e documentos históricos. O acervo do Centro de Documentação e Memória de Praia Grande conta com mais de 30 mil documentos doados por moradores da Cidade, o que permite que as exposições sejam renovadas frequentemente. Outras atrações do espaço são os painéis gráficos: um deles, de 13 metros, exibe foto aérea da cidade. O segundo destina-se à exibição do patrimônio natural de Praia Grande, representado por dezenas de registros fotográficos do trecho de Mata Atlântica e área de mangue que margeia o Município.

Museu onta a história da formação dos bairros de Praia Grande e a relação do cidadão com sua cidade (Foto: Divulgação)

O Museu da Cidade é uma das principais atrações do Complexo Cultural Palácio das Artes, que está localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão. Visitas monitoradas podem ser agendadas através do telefone 3496-5708. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Nesta quarta (24), PAT Guarujá oferece 42 vagas de emprego

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

São Vicente

São Vicente abre agenda para castrações de cães e gatos

Tutores devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter