X

Cultura

Mirada volta a Santos com público

Evento internacional acontece de forma híbrida, com apresentações presenciais em Santos e peças transmitidas pela web

Da Reportagem

Publicado em 21/11/2021 às 19:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Sueño, livre adaptação de "Sonho de uma Noite de Verão", de Shakespeare, de Newton Moreno. / JOÃO CALDAS/DIVULGAÇÃO

Após ter passado um ano 'em branco', o Sesc SP realiza entre quarta (24) e domingo (28) o Ocupação Mirada 2021. Entre as cidades que receberão espetáculos presenciais, destaque para Santos, que contará com duas apresentações com a participação de público e que serão transmitidas para toda a América Latina pela internet.

A programação foi especialmente idealizada para o momento de retomada entre as edições do Mirada - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas, evento bienal organizado pela instituição, tradicionalmente reunindo espetáculos da América Latina, Portugal e Espanha. Este ano o formato será híbrido, com sessões presenciais e dezenas de atrações on-line, entre peças, mesas de conversas, ações formativas, processos de criação e mostras do acervo digital do Sesc SP.

Após cinco edições e dez anos de existência, o Mirada - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas não teve sua realização em 2020 devido à crise sanitária.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram e mantenha-se bem informado.

"A Ocupação Mirada 2021 recorre a um formato híbrido entre presencial e on-line com ações que dão continuidade à trajetória do Festival, como parte de sua memória e de seus novos frutos, que conjugam experiências adquiridas tanto por criadores quanto por espectadores ao longo deste período", afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Ao todo, são 23 espetáculos, entre 11 com horários de estreia determinados e outros 12 disponíveis 'on demand' durante todo o período da programação. Dois deles são apresentados a partir de Santos, com presença de público. A programação completa pode ser acessada em www.sescsp.org.br/mirada.

ESPETÁCULOS PRESENCIAIS

O primeiro deles, Sem Palavras, de autoria de Marcio Abreu com a companhia brasileira de teatro, abre a Ocupação Mirada com sessões nos dias 24 e 25 de novembro, no teatro do Sesc Santos. É a estreia do espetáculo em território brasileiro, depois de passar por festivais internacionais na França e Alemanha.

Já a outra montagem, Sueño, livre adaptação de "Sonho de uma Noite de Verão", de Shakespeare, de Newton Moreno, será encenada no Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, nos dias 26 e 27 de novembro, em um espaço ao ar livre preparado especialmente para receber a peça, no contexto latino-americano.

Além dos espetáculos, a Ocupação Mirada 2021 reserva boa parte da programação para a reflexão sobre a produção cênica atual e alguns apontamentos para onde elas seguirão.

Para isso, estão no calendário quatro mesas de conversas on-line, com transmissão nas redes do Sesc SP. São elas: "Desafios e Perspectivas da Ação Cultural", com Danilo Miranda, Carmen Romero (Chile), Otávio Arbelaez (Colômbia) e Gonçalo Amorim (Portugal); "Percursos Criativos", com Alexandre Dal Farra, Marcio Abreu (Brasil), Guillermo Calderón (Chile) e Patrícia Portela (Portugal); "Teatralidades e Povos Indígenas", com Ailton Krenak, Paula González Seguel (Chile) e Andreia Duarte; e "Corpo Político e Presencialidades", com Diana Daf Collazos (Peru), Cleo Tavares (Cabo Verde), Isabel Zuaa (Portugal), Nádia Yracema (Angola).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Praia Grande usa peixe Barrigudinho no combate a dengue; entenda

Município também tem reforçado os trabalhos de nebulização com a máquina pulverizadora acoplada ao carro

Litoral Sul

Ex-prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio é condenado a 10 anos de prisão

Investigação apontou fraudes que desviaram R$ 40 milhões dos cofres públicos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter