Livro que joga luz sobre o impacto do Design no cotidiano é lançado em Santos

Obra intitulada 'Tempos de Design' foi escrito pelo doutor em Comunicação André Reis

Comentar
Compartilhar
10 SET 2018Por Da Reportagem19h50
André Reis, designer e autor de 'Tempos de Design'André Reis, designer e autor de 'Tempos de Design'Foto: Divulgação

Olhe ao seu redor. Seu smartphone, suas roupas, calçados, eletrodomésticos, móveis, suas escolhas no supermercado, as placas dos estabelecimentos que frequenta. Absolutamente tudo o que seus olhos podem ver, do momento de acordar até a hora de dormir, envolve design.

E embora design seja uma palavra muito utilizada, ela ainda é pouco compreendida. Essa constataçao foi o pontapé do Doutorado em Comunicação do publicitário, designer e professor universitário, André Reis.

Após quatro anos de pesquisa e apresentação da tese, o designer decidiu tornar seu trabalho público. "Acho que a melhor forma de divulgar e fazer com que as pessoas tenham informação é pelo livro. É um convite para que se discuta o tema e, a partir daí, quem sabe novos projetos e pesquisas possam ser criados", diz.

A obra de 174 páginas, intitulada "Tempos de Design" acaba de ganhar vida e será lançada no dia 23 de setembro (domingo), às 16 horas, no Salão Verde da Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos.

Apesar de se tratar de uma dissertação de Doutorado e possuir questões técnicas, há discussões a respeito da história do design, daquilo que a sociedade consome na contemporaneidade, as revoluções industrais, entre outros prismas que tornam a leitura acessível a todos.

"O livro traça uma linha não linear de como é o design na era digital e o quanto o digital está contribuindo para o design. Muita gente pode não saber, mas tudo aquilo que temos acesso é fruto de um projeto, pensado para solucionar um problema, seja em relação a um produto, serviço ou comunicação e é aí que entra o design", explica o especialista.

A obra é uma publicação do Ateliê de Palavras, com edição da jornalista Beth Soares e projeto gráfico do próprio autor.

O Ateliê de Palavras é uma editora santista fundada em 2015 pelo casal de jornalistas Beth Soares e Marcus Vinicius Batista, focada em autores da região. "A vida começa aos 140' é o 15º livro lançado.

Serviço
Lançamento do livro "Tempos de Design"
Data: 23 de setembro de 2018
Horário: a partir das 16h
Local: Salão Verde da Pinacoteca Benedito Calixto (Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos)
Entrada: gratuita
Preço do livro: R$ 40