X

Cultura

Livro que desvenda essência do fascismo é lançado em Santos

Movimento que nasceu com a Gripe Espanhola e ganha força nos dias de hoje é o tema central de 'Fascismo Pandêmico. Como uma ideologia de ódio viraliza?

Da Reportagem

Publicado em 13/10/2020 às 10:55

Atualizado em 14/10/2020 às 11:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Autor best seller da Amazon faz o lançamento regional em live na Pinacoteca de Santos, durante a Semana de Artes e Cultura Benedicto Calixto, nesta quinta-feira (15), às 19 horas. / DIVULGAÇÃO

Traçar um paralelo entre o surgimento do fascismo, nos anos 1920, logo depois da pandemia de Gripe Espanhola, e o período atual, onde o movimento ganha forças durante pandemia de Covid-19, desvendando quem são os anônimos que estão por trás da viralização do ódio nas redes sociais. Esse é o foco de 'Fascismo Pandêmico. Como uma ideologia de ódio viraliza? - Um breve ensaio sobre a alma fascistoide' (Editora Autografia), terceiro livro de Alexandre Gossn, que será lançado nesta semana, em Santos, em uma live da Pinacoteca Benedicto Calixto.

Afinal o que seria o fascismo? Uma corrente política, uma ideologia, uma seita, uma forma de viver ou um sentimento marcial coletivo? O fascismo seria inerente a uma época? Pode ser transplantado de país para país? Pode ser falado em diversos idiomas? Teria ele morrido com a Segunda Guerra Mundial e desaparecido sem vestígios ou poderia ter deixado bisnetos que começam a ser notados agora? Essas são algumas das perguntas que estão no livro e que cujas respostas o autor pretende tratar na transmissão ao vivo, que acontece nesta quinta-feira (15), a partir das 19 horas, no Facebook da Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos.

No livro autor defende que o fascismo não existe na mesma dimensão e estridência que nos anos 20, 30 e 40 do século XX, mas também considera que ele não tenha sido plenamente erradicado da humanidade. Com contextos muito semelhantes nas duas épocas, de crise econômica e do descontentamento das pessoas com a elite política, ambiente este agravado por uma crise sanitária e pelas bolhas das redes sociais, o escritor embasa seu texto em pensadores como José Ortega y Gasset, Wilhelm Reich, Sigmund Freud, Carl Jung e Elias Canetti e distingue os anônimos que se identificam com o ódio.

E a principal diferença da obra de Gossn para as demais que tratam sobre o tema é lançar luz sobre os fascistas anônimos e não necessariamente sobre os notórios, afinal, para o autor "para toda refeição ser servida é preciso existir fome", assim Hitler, Mussolini e outros líderes, tanto antigos como atuais são antes as consequências de uma pulsão fascista na população e não a sua causa.

Paulistano e morador de Guarujá, Alexandre Gossn é advogado, mestre em Direito Ambiental, pós-graduado em Direito Imobiliário e pós-graduando em Ética e Filosofia. Ele se declara um humanista na essência e, depois de se dedicar por mais de 30 anos aos estudos e à carreira no Direito, no ano passado, resolveu resgatar um sonho antigo de voltar a escrever. Além de três livros prontos (um deles, 'Cidadelas & Muros:como o ser humano se tornou um animal urbano', está desde o lançamento entre os mais vendidos da Amazon, na categoria História das Civilizações), o escritor já tem pesquisas em andamento para os próximos títulos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter