IV Conferência Livre de Povos de Terreiro de Guarujá e Bertioga acontece neste sábado (14)

Evento é organizado pelo Ilê Axé Ijexá Omolu Jagun e Comunidade Afro São Roque e Caboclo Tupinambá

Comentar
Compartilhar
13 MAR 201518h04

A IV Conferência Livre de Povos de Terreiro de Guarujá e Bertioga será realizada neste sábado (14), das 14 às 19 horas, na Câmara Municipal (Avenida Leomil, 291 – Centro). O evento é organizado pelo Ilê Axé Ijexá Omolu Jagun e Comunidade Afro São Roque e Caboclo Tupinambá, contando com apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Poder Legislativo.

O evento será dividido em três partes: a discussão e formulação de propostas do tema “Ações coletivas para preservação da cultura e fortalecimento dos terreiros de Candomblé e Umbanda”; merenda afro-brasileira e apresentações culturais; e elaboração do documento final para ser encaminhado ao poder público municipal das duas cidades e ao Governo Federal.

De acordo com o organizador do evento, ‘pai de santo’ Maurício Leal (babalaxé ala odé), o objetivo é reunir os adeptos das casas religiosas de matriz africana para discutir suas prioridades coletivas nas políticas públicas.

“A realização da Conferência foi uma solicitação do Ministério Cultura, há quatro anos. Neste período, tivemos muitas conquistas. Conseguimos organizar e unir os povos tradicionais na Região, tivemos avanços na preservação da cultura e intercâmbio. Foi um grande passo para preservar uma cultura milenar. Guarujá, no estado de São Paulo, ainda é o berço desta cultura e não podemos deixar morrer.”