X

Cultura

Influenciadora digital do Faxina Boa lança livro sobre a vida antes da fama

Veronica Oliveira, 1ª faxineira a criar conteúdo nas redes sociais, abre diálogo sobre valorização da atividade doméstica e prestação de serviço

Da Reportagem

Publicado em 08/09/2021 às 09:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com mais de 300 mil seguidores em seu Instagram Faxina Boa, Veronica aborda de forma divertida e leve temas difíceis e reflexões necessárias / DIVULGAÇÃO

“Eu não terminei como faxineira, eu comecei”. A frase marcante é da influenciadora digital Veronica Oliveira e subtítulo do livro Minha vida passada a limpo, publicado pela VR Editora, selo Latitude. Entre a própria história de vida e o relato de superação, a escritora abre um diálogo necessário sobre a valorização da atividade doméstica e da prestação de serviços.

Mãe, negra e com origem na periferia de São Paulo, Veronica narra como decidiu que a porta para uma nova vida seria por meio da faxina. Tudo começou após um profundo quadro de depressão e tentativa de tirar a própria vida. Ao fazer divertidas postagens para divulgar seu trabalho na internet, ela criou o Faxina Boa. A página conquistou os internautas e tornou-se um lugar de resistência que permitiu a autora de ressignificar a profissão e o modo como via a si mesma.

"Fiz o post no final do dia. Quando eu acordei tinha quase 10 mil curtidoas e 6 mil compartilhamentos na postagem! De onde tinha saído toda aquela gente?"

Sei lá o que aconteceu: eu queria que meus trezentos amigos do Facebook soubessem da minha empreitada e me chamassem para faxinar a casa deles enquanto eu estava afastada do trabalho, só isso.
(Minha vida passada a limpo, p.125)

Prefaciada pela jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle, e pela Dona Jacira, mãe dos músicos Emicida e Fióti, Minha vida passada a limpo é uma reflexão sobre diferentes aspectos de um trabalho ainda subestimado. Ao ser tratada como “tia da limpeza”, Veronica sentiu na pele como a empregada doméstica é geralmente estereotipada, uma herança do passado que continua a colocar barreiras na vida de mulheres que, sem opções e perspectivas, recorrem ao trabalho como única alternativa de sobrevivência.

Com mais de 300 mil seguidores em seu Instagram Faxina Boa, Veronica aborda de forma divertida e leve temas difíceis e reflexões necessárias sobre a valorização da atividade doméstica e da prestação de serviços. Com presença relevante em todas as redes sociais, seu propósito é promover em cada profissional o orgulho pelo trabalho que realiza, pois todos são importantes.

Os seguidores da página Faxina Boa não imaginam que, antes do sucesso, Veronica Oliveira tentou tirar a própria vida durante um quadro de depressão profunda. Ela precisou se sujeitar a condições precárias com os dois filhos em um cortiço.

Hoje, a vida da primeira faxineira doméstica a criar conteúdo para as redes socias é outra, a mesma se auto-intitula como "ex faxineira de casas, atual faxineira de ideias".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter