Guitarrista do AC/DC, Angus Young faz 60 anos

Considerado o 24º melhor guitarrista de todos os tempos pela Rolling Stone, é um integrante-chave da banda de hard rock responsável por hits como Highway to Hell e Hells Bells

Comentar
Compartilhar
31 MAR 201516h14

Um dos fundadores da banda australiana AC/DC, Angus Young faz 60 anos nesta terça-feira, 31. O australiano nascido na Escócia, considerado o 24º melhor guitarrista de todos os tempos pela Rolling Stone, é um integrante-chave da banda de hard rock responsável por hits como Highway to Hell e Hells Bells.

Angus é o caçula dos oito filhos de William e Margaret Young, que o tiveram em Glasgow, em 1955. Seu primeiro instrumento seria o banjo. Foi só depois de ganhar um violão de segunda mão da mãe que começaria a tocar a guitarra elétrica que faria sua fama. Angus não seria a única cria digna de nota: seu irmão, Malcolm Young, é também um dos fundadores e guitarrista do AC/DC formada em 1974. Após tocar em bandas locais de Sidney, na Austrália, para onde a família tinha emigrado no início da década de 1960, Angus se juntaria ao irmão, o vocalista Dave Evans, o baixista Larry Van Kriedt e o baterista Colin Burgess na formação original, porém efêmera, da banda. De lá para cá, os integrantes mudariam bastante: Dave Evans sairia do grupo, dando espaço a Bon Scott, que morreria em 1980 e seria substituído por Brian Johnson.

Um dos fundadores da banda australiana AC/DC, Angus Young faz 60 anos nesta terça-feira, 31 (Foto: Divulgação)

Vocalista do conjunto até hoje, teve sua estreia na banda com Back in Black, um dos álbuns de maior sucesso dos australianos.

Marca registrada do guitarrista, o uniforme colegial que Angus usa nas apresentações foi uma ideia de sua irmã nos primórdios da banda. Ao vê-lo experimentar uma série de fantasias para suas primeiras apresentações - de Zorro a Homem-Aranha - a moça sugeriu que ele usasse sua farda, com shorts, camisa de botão, terninho e gravata. Influenciado pelos guitarristas mais clássicos da história do rock e do blues como Chuck Berry, Freddie King e Muddy Waters, Young faz hard rock, mas não faz a figura do roqueiro viciado. Nunca bebeu na vida, apesar de ser fumante pesado.