Guarujá tem participação no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais

Artistas, grupos, entidades e empresas com ligação à Cultura podem integrar o sistema que recolhe informações a fim de monitorar o Plano Nacional da Cultura

Comentar
Compartilhar
10 MAR 201516h35

A partir de agora será mais fácil a elaboração do Plano Nacional de Cultura. Isso porque o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) já entrou em vigor, e Guarujá tem papel importante na sua composição. Os artistas, amadores e profissionais, grupos, entidades, empresas e órgãos públicos com serviços voltados à cultura devem se cadastrar no sistema. Com o cadastro, a elaboração do Plano Nacional avança e todas as atividades culturais no País terão notoriedade.

O SNIIC é uma plataforma desenvolvida pelo Ministério da Cultura (MinC) para o monitoramento das atividades culturais desenvolvidas em território nacional, para o benefício do Plano Nacional de Cultura. A Prefeitura de Guarujá, por sua vez, incentiva o cadastro para a ampliação do banco de dados da Cidade.

De acordo com a assessora e coordenadora do Plano Municipal de cultura do Município, Lindaci Carvalho, os munícipes estão tendo a oportunidade de compor dados nacionais de suas iniciativas. “Este é o momento de deixar as atividades mais evidentes. Infelizmente não são todos os grupos ou artistas que ganham notoriedade. Entretanto, com o registro, esta realidade pode mudar”, afirma a responsável pela elaboração do Plano Municipal.

Cadastro – Qualquer pessoa e Organização Não Governamental (ONG) e empresa pode fazer parte do sistema. Basta acessar o site www.sniic.cultura.gov.br e informar: nome; email; CPF; data de nascimento; além de criar uma senha para seu login no sistema. A partir disso, é preciso informar dados a respeito da atividade cultural.