Filme brasileiro 'Cinema Novo' ganha prêmio de documentário em Cannes

O filme foi exibido na seleção oficial do evento, mas fora da competição, dentro de uma mostra chamada Cannes Classic. O prêmio Olho de Ouro é voltado para documentários

Comentar
Compartilhar
21 MAI 2016Por Folhapress15h30
Cena de filme de Cacá Diegues faz parte do longa ganhador de prêmio em CannesCena de filme de Cacá Diegues faz parte do longa ganhador de prêmio em CannesFoto: Divulgação

"Cinema Novo", documentário do diretor Eryk Rocha sobre o movimento cinematográfico brasileiro que irrompeu nos anos 1960, ganhou o prêmio Olho de Ouro no Festival de Cannes.

O filme foi exibido na seleção oficial do evento, mas fora da competição, dentro de uma mostra chamada Cannes Classic. O prêmio Olho de Ouro é voltado para documentários.

O longa faz uma colagem com cenas e depoimentos de grandes nomes do movimento, como Ruy Guerra, Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues e Joaquim Pedro de Andrade. Eryk, aliás, é filho do maior nome do Cinema Novo: Glauber Rocha.

Antes da projeção do filme, na segunda (16), o diretor havia feito um discurso anti-impeachment, dizendo que o Brasil vive um "momento muito trágico e triste", com a "interrupção do processo democrático" no país.

No dia seguinte, foi a vez do diretor Kleber Mendonça Filho, que tem "Aquarius" na competição, fazer o seu protesto contra o impeachment.