X

Cultura

Festival Santos Geek tem primeiras atrações confirmadas

O italiano Claudio Castellini ‘puxa a fila’ das primeiras atrações confirmadas do festival

Da Reportagem

Publicado em 16/10/2018 às 19:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Haverá batalha medieval no evento / Divulgação

Um dos mais renomados ilustradores do mundo, o italiano Claudio Castellini, ‘puxa a fila’ das primeiras atrações confirmadas do Santos Criativa Festival Geek, que será realizado de 1o a 4 de novembro, no Centro Histórico. O artista vai participar de três dias do evento, quando o público poderá interagir com o ilustrador que já atuou nas maiores editoras de quadrinhos do mundo. As outras atrações já confirmadas são bate-papo com o youtuber Bruno Clash, o lançamento do gibi Cebolinha – Recuperação, por Gustavo Borges, e a Arena Medieval.

Claudio Castellini entrou no mundo dos quadrinhos em 1986, ao ganhar o primeiro prêmio na 9a Convenção Internacional de Prato, na Itália. Três anos depois, ele se juntou à equipe de Dylan Dog, um popular personagem de terror italiano publicado pela Sergio Bonelli Editore. Logo depois, fez trabalho bem extenso nos traços do personagem Nathan Never.

Nos anos 90, sua apurada técnica - influenciada por artistas como Neal Adams e John Buscema - o fez chegar à Marvel Comics, ilustrando uma graphic novel de O Surfista Prateado, escrita por Ron Marz. Outra obra marcante foi a minissérie Wolverine O Fim, com roteiros do Paul Jenkins. Castellini trabalhou, ainda, no lendário crossover (encontro de personagens) Marvel vs. DC, o que o tornou popular para o público americano.

Atualmente com 52 anos de idade, o italiano acumula entre seus trabalhos ilustrações para quadrinhos do Homem-Aranha; Conan, o Bárbaro; Batman: Gotham Knights; Comic Powers Unlimited; Elektra e Quarteto Fantástico.

Mais quadrinhos e Clash Royale

O gaúcho Gustavo Borges tem 23 anos e é autor de quadrinhos, ilustrador e estudante de design gráfico. Começou produzindo uma série de tiras para internet: A Entediante Vida de Morte Crens, que resultou na sua estreia no mercado editorial, em 2013, com um álbum independente compilando esse material.

No ano seguinte, em parceria com Giovane Mello, lançou Edgar, que ganhou o Troféu HQ Mix de melhor publicação independente. Em 2016, lançou – de forma independente – o segundo volume de A Entediante Vida de Morte Crens e participou do livro Memórias do Mauricio (Panini), em comemoração aos 80 anos do pai da Turma da Mônica, com a história Você já comeu içá?

Em 2018 lançou - a convite da Mauricio de Sousa Produções dentro do selo editorial Graphic MSP - uma graphic novel reinterpretando o personagem Cebolinha em sua visão. Com o título Cebolinha – Recuperação, a publicação será lançada durante o Festival Santos Geek.

Outra atração do evento será o narrador de eSports e influenciador digital, Bruno Clash. Apaixonado por games mobile, ele também comenta campeonatos do jogo Clash Royale, que tem fãs apaixonados pelo mundo inteiro.

O canal de Bruno no YouTube tem quase 1 milhão de inscritos e mais de 68 milhões views de audiência, exibindo dicas, análises, updates e tutoriais de tudo o que envolve o mundo dos games mobile e de eSports. No ano passado, Bruno Clash foi um dos narradores do Mundial de Clash Royale: Crown Championship, disputado na Inglaterra.

Além de muita informação sobre o mundo dos quadrinhos e games, o evento vai oferecer ao público uma ‘viagem ao tempo’ durante as batalhas na arena medieval, que será montada na Rua Comendador Neto, Valongo. Vestidos com armaduras e utilizando espadas e escudos, os guerreiros vão travar confrontos de tirar o fôlego.

E tem muito mais

Maior evento gratuito do segmento no país – o Santos Criativa Festival Geek vai misturar o charme das construções centenárias do Centro Histórico às cores dos games, animes, séries, redes socais e quadrinhos.

Quem for curtir os quatro dias de festival terá a oportunidade de viver diversas experiências dentro do universo geek. Duas das mais imponentes construções da região central, o Museu Pelé e o espaço de eventos Arcos do Valongo, serão transformadas nos QGs do festival, onde vai rolar shows musicais, feira de artigos geek, exposições de artistas de quadrinhos, campeonatos de videogame, batalhas medievais, concursos de cosplays e apresentações de K-Pop, além de workshops e painéis com personalidades nacionais e internacionais.

A expectativa da Secretaria Municipal de Cultura, organizadora do evento, é de que o público supere as 27 mil pessoas reunidas na edição de estreia do Santos Geek, em julho do ano passado. Toda a programação está sendo concebida por uma curadoria formada por fãs do mundo geek da cidade. Serão mais de 100 profissionais envolvidos.

“Buscamos  incentivar e promover ações que contribuam para o crescimento cultural, turístico e econômico da Cidade. O universo geek é capaz de contribuir em todas essas vertentes e o festival garante à população o acesso à cultura e à informação”, afirma o secretário de Cultura, Rafael Leal. Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), o setor gera R$ 18 bilhões para economia nacional por ano.

O que curtir em cada local

Casa do Rei do Futebol, o Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo) vai receber a arena de games, onde serão disputados os campeonatos de League of Legends (PC), Street Fighter V, Dragon Ball Figther Z e Fifa, todos para PS4. O casarão construído em 1867 terá também um espaço de free play, games retrô earcade, assim como um miniestúdio para transmissões ao vivo do point Youtuber Por Um Dia e palestras com personalidades do universo geek.

Já os 4 mil m² dos Arcos do Valongo (Rua Comendador Neto, 3) receberão os shows musicais e os principais painéis do evento, reunindo o público para animados bate-papos e sessões de autógrafos, além de praça de alimentação e espaço para disputas de Just Dance. O local também vai abrigar a feira de artigos geek, onde o público poderá adquirir camisetas, bonecos, canecas, games, livros e itens deste segmento da cultura pop. Nos 5 km de trilhos do Centro Histórico vão rolar passeios temáticos na Linha Turística do Bonde.

As inscrições para campeonato de League of Legends já podem ser feitas pelo www.santosgeek.com.br. As adesões para os outros torneios terão início nos próximos dias. Outras novidades podem ser conferidas no endereço www.fb.com/santoscriativafestivalgeek.

Uma cidade geek e criativa

No ranking divulgado no último mês de maio pela Amazon Brasil,Santos foi considerada a quarta cidade mais nerd/geek do país. A gigante do comércio eletrônico considerou os dados de vendedores de marketplace nas categorias Eletrônico, Casa & Cozinha e Papelaria. A lista saiu depois da varredura   nas   transações   dos   locais   com   mais   de   100   mil   habitantes   e considerou a base per capita, a saída dos produtos e os downloads de livros digitais, no período entre abril de 2017 e o mesmo mês deste ano.

Somando ao estudo, a cultura geek na cidade se faz presente durante todo o ano, durante eventos como a Santos Comic Expo, o Anime Summer eo Nerd Cine Fest, além de exposições, lançamento de jogos e encontros promovidos na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5 – Praiado Embaré).

Santos também é destaque nas produções audiovisuais. Em 2015, o município recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Unesco, na categoria Cinema, tornando-se o único na América Latina com esse reconhecimento, e daqui a dois anos, sediará o encontro da Rede Cidades Criativas da Unesco.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter