X

CULTURA

Festival Leia Santos quer agitar o Centro com leitura e solidariedade

Evento terá cerca de 100 atrações e unirá doação de livros com incentivo à leitura

Da Reportagem

Publicado em 21/10/2021 às 18:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Praça Mauá e o Paço Municipal receberão decoração especial para o festival / Francisco Arrais/PMS

O universo da literatura invadirá as ruas do Centro Histórico entre os dias 29 e 31 de outubro, durante a primeira edição do Festival Leia Santos, para celebrar os 15 anos do projeto de incentivo à leitura, realizado pela Prefeitura, além de comemorar o Dia Municipal da Doação de Livros. 

Praça Mauá, Paço Municipal, Rua do Comércio, Museu Pelé e Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo, receberão quase 100 atrações, com intervenções artísticas, passeios temáticos da Linha Turística do Bonde, lançamento de livros, bate-papo, contação de histórias, feiras de economia criativa, e é claro, a marca registrada do projeto: um espaço totalmente voltado para doação e retirada gratuita de livros.

"A pandemia fortaleceu o papel da cultura como um bem fundamental na vida de todos. Muita gente teve o gosto pela leitura despertado durante o isolamento social e muitas pessoas intensificaram ainda mais o hábito de ler", comentou o secretário municipal de Cultura, Rafael Leal. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

DOAÇÕES

A Praça Mauá e o Paço Municipal receberão decoração especial para o festival e contarão com atrações que valorizam o hábito da leitura na formação do cidadão, além de seu uso como meio de acesso ao lazer e capacidade de mudança na vida de crianças, jovens e adultos.

Na praça estarão montadas a biblioteca móvel do projeto Leia Santos, o espaço da Gibiteca Municipal e também um dos dois Bonde Cordel, no qual haverá contação de histórias, com decoração alusiva à manifestação literária produzida no interior do nordeste brasileiro. 

Quem quiser doar livros poderá depositar publicações na 'caixa dos saberes', um contâiner especialmente preparado para receber uma enorme quantidade de livros das mais variadas categorias, que serão reutilizados em futuras ações do projeto Leia Santos.   

Aqueles que quiserem adquirir produtos de qualidade, produzidos por artesãos e empreendedores da Cidade, poderão curtir a feira de economia criativa. A Praça Mauá terá ainda um espaço dedicado aos autores santistas, que apresentarão novidades sobre suas recentes produções.

O Paço Municipal contará com o Espaço Tarrafa, em referência ao principal evento do segmento na Baixada Santista: a Tarrafa Literária. Vai rolar bate-papo, lançamento de livros e apresentações musicais. No Palácio José Bonifácio também haverá exposição de livros raros do acervo das bibliotecas municipais e Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams). 

Deslocando-se rumo ao Valongo, transitando pelo bulevar da Rua XV de Novembro e Rua do Comércio, o público poderá aproveitar um grande corredor cultural, que contará com muita música, poesia e intervenções artísticas. 

 

PARA AS CRIANÇAS

Chegando ao Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo, mais uma feira de economia criativa estará à disposição do público, além de atrações para criançada com muita contação de histórias, apresentações circenses, cenas teatrais e marionetes.

Da Estação do Valongo partirão os passeios do segundo 'Bonde Cordel', que irá circular pelas ruas do Centro Histórico, misturando o charme das construções centenárias santistas à riqueza da cultura nordestina, em passeios lúdicos com música e contação de histórias.   

Já os amantes do futebol poderão curtir, no Museu Pelé, bate-papo com autores santistas que escreveram livros sobre a grande paixão nacional. Vale lembrar que todas as atividades vão respeitar, rigorosamente, os protocolos de segurança, tanto em espaços abertos quanto nos ambientes fechados.

O Festival Leia Santos é uma realização da Secretaria de Cultura (Secult).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter