X
Cultura

Festival do Imigrante reúne mais de 4 mil pessoas no Centro de Santos

Final de semana contou com comida típica, música, dança, encenação e produção artesanal relativas às culturas de mais de dez países

Mais de quatro mil pessoas passaram pelo Centro de Santos neste fim de semana / Divulgação/ PMS

Mais de quatro mil pessoas passaram pelo Centro de Santos neste fim de semana para desfrutar da programação do Festival do Imigrante, que contou com comida típica, música, dança, encenação e produção artesanal relativas às culturas de mais de dez países. As atividades encantaram santistas e turistas e ajudaram a movimentar o comércio da área.

Neste domingo (21), último dia de evento, os passeios monitorados sob a temática da imigração estiveram entre as atrações buscadas pelo público. Com saída da Praça Mauá, os grupos eram conduzidos por guias de turismo da Prefeitura até a Estação do Valongo, passando por edifícios históricos, como o da antiga Inspetoria de Imigração do Porto de Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No meio do caminho, os participantes acabavam surpreendidos por uma família de italianos recém-chegada ao Brasil, em busca informações. Os atores que a interpretavam seguiam então com o grupo, interagindo de várias formas até o fim do trajeto.

A história encenada levou o advogado paulistano Fernando Martins a recordar dos pais, que chegaram ao Brasil há cerca de sete décadas, vindos de Portugal. "Minha mãe chegou em 1953, com 15 anos, e meu pai, em 1950, com 20 anos", contou, contente com o que aprendeu. "Adorei conhecer a Inspetoria, onde eles chegaram. Isso me chamou muito a atenção, mas todo o passeio foi interessante para conhecer a história".

Gastronomia

Na área gastronômica do Valongo, o público pôde degustar comidas típicas de Japão, Estados Unidos, Bélgica, França, Itália, Paraguai, Portugal, Espanha e Brasil, além de países árabes. Em média, cada tenda comercializou 250 pratos por dia.

Música e Dança

Outro espaço bastante procurado neste domingo foi o de apresentações artísticas da Rua Tuyuti, que teve o cantor francês Aymeric Frerejean interpretando canções brasileiras e grupos de música e danças tradicionais de Grécia, Espanha e Portugal.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Polícia Civil desmonta laboratório de drogas em São Vicente

Durante ação em combate ao tráfico, equipe apreendeu grande quantidade de crack, cocaína, lança-perfume e maconha 

Santos

Condomínio é multado em mais de R$ 4 mil após zelador despejar tinta e atingir canal de Santos

Funcionário foi identificado pelas câmeras do CCO ao descartar a substância na rede pluvial na Praça Washington, no José Menino

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software