X

Cultura

Festival da Cultura Japonesa acontece neste fim de semana em Santos

Santos Matsuri ocorrerá no sábado (30) e no domingo (1), na sede da entidade, Rua Paraná, 129, na Vila Mathias

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/11/2013 às 18:29

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Associação Japonesa de Santos realiza, nos dias 30 de novembro (sábado) e 01 de dezembro (domingo), o Santos Matsuri 2013 - Festival da Cultura Japonesa. A quinta edição do evento acontecerá na sede da entidade (Rua Paraná, 129 - Vila Mathias), em Santos. A entrada é franca.

Quem comparecer ao evento poderá saborear pratos típicos da culinária japonesa (yakissoba, tempurá, temaki okinawa soba, okinawa moti, mandyu e makimono), além dos tradicionais espetinhos de carne e frango e o especial  espetinho de meca. Sardinha, raspadinha, bolos, tortas e outros doces completam o cardápio na área de alimentação, que serão feitos por entidades nipo-brasileiras de Santos e região.

Este ano, nosso festival contará com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Santos, além de uma emenda parlamentar destinada pelo ex-deputado estadual e atual prefeito de Santos, Sr. Paulo Alexandre Barbosa. Durante os dois dias, o público poderá viver a experiência da cultura japonesa em apresentações culturais, exposições e oficinas gratuitas feitas por grupos regionais. O destaque fica para as apresentações do cantor Joe Hirata (primeiro estrangeiro a vencer o tradicional concurso de karaokê da TV japonesa NHK) e dos grupos Ryukyu Koku Matsuri Daiko (tambores japoneses) e Requios (odori e taikô).

O Festival da Cultura Japonesa acontece neste fim de semana em Santos (Foto: Divulgação)

Aos mais jovens, o festival trará uma sala de exibição de animês e seriados tokusatsu, o show da Banda Ryujin, que levará ao palco os sucessos das AnimeSongs (trilhas sonoras dos desenhos animados japoneses).

Três exposições acontecerão simultaneamente no Santos Matsuri 2013. A primeira delas é a exposição de maquetes de pontos históricos e turísticos do Japão que ganharam o título de patrimônio mundial da UNESCO, cedida pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo. Outra área de exposição tem como tema a culinária japonesa, com pôsteres fotográficos cedidos pela Fundação Japão em São Paulo. Haverá também uma exposição de Ikebana, os tradicionais arranjos florais japoneses, elaborada por professoras da região.

O Santos Matsuri também trará como atração as oficinas de mangá, ikebana, origami e shodô, com várias turmas ao longo dos dois dias. É a oportunidade para quem quer aprender mais sobre a cultura japonesa na prática. A participação nas oficinas é gratuita.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter