Festival da Cultura Japonesa acontece neste fim de semana em Santos

Santos Matsuri ocorrerá no sábado (30) e no domingo (1), na sede da entidade, Rua Paraná, 129, na Vila Mathias

Comentar
Compartilhar
28 NOV 201318h29

A Associação Japonesa de Santos realiza, nos dias 30 de novembro (sábado) e 01 de dezembro (domingo), o Santos Matsuri 2013 - Festival da Cultura Japonesa. A quinta edição do evento acontecerá na sede da entidade (Rua Paraná, 129 - Vila Mathias), em Santos. A entrada é franca.

Quem comparecer ao evento poderá saborear pratos típicos da culinária japonesa (yakissoba, tempurá, temaki okinawa soba, okinawa moti, mandyu e makimono), além dos tradicionais espetinhos de carne e frango e o especial  espetinho de meca. Sardinha, raspadinha, bolos, tortas e outros doces completam o cardápio na área de alimentação, que serão feitos por entidades nipo-brasileiras de Santos e região.

Este ano, nosso festival contará com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Santos, além de uma emenda parlamentar destinada pelo ex-deputado estadual e atual prefeito de Santos, Sr. Paulo Alexandre Barbosa. Durante os dois dias, o público poderá viver a experiência da cultura japonesa em apresentações culturais, exposições e oficinas gratuitas feitas por grupos regionais. O destaque fica para as apresentações do cantor Joe Hirata (primeiro estrangeiro a vencer o tradicional concurso de karaokê da TV japonesa NHK) e dos grupos Ryukyu Koku Matsuri Daiko (tambores japoneses) e Requios (odori e taikô).

O Festival da Cultura Japonesa acontece neste fim de semana em Santos (Foto: Divulgação)

Aos mais jovens, o festival trará uma sala de exibição de animês e seriados tokusatsu, o show da Banda Ryujin, que levará ao palco os sucessos das AnimeSongs (trilhas sonoras dos desenhos animados japoneses).

Três exposições acontecerão simultaneamente no Santos Matsuri 2013. A primeira delas é a exposição de maquetes de pontos históricos e turísticos do Japão que ganharam o título de patrimônio mundial da UNESCO, cedida pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo. Outra área de exposição tem como tema a culinária japonesa, com pôsteres fotográficos cedidos pela Fundação Japão em São Paulo. Haverá também uma exposição de Ikebana, os tradicionais arranjos florais japoneses, elaborada por professoras da região.

O Santos Matsuri também trará como atração as oficinas de mangá, ikebana, origami e shodô, com várias turmas ao longo dos dois dias. É a oportunidade para quem quer aprender mais sobre a cultura japonesa na prática. A participação nas oficinas é gratuita.