X

Cultura

Faith No More lança disco depois de 18 anos

Em 2009, a banda anunciou o retorno em uma turnê de reunião, mas dois anos depois, havia sentido a necessidade de algo inédito

Publicado em 13/05/2015 às 12:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Foram dois dias de chuva quase ininterrupta quando o Parque Brasil 500, em Paulínia, presenciou (e ouviu) a primeira música inédita do Faith No More desde Album of the Year, disco de 1997. Matador, na época, ainda sem nome, era soturna, como se saída de um western futurístico e sombrio, com introdução de piano e a voz fantasmagórica do versátil Mike Patton. Naquele 14 de novembro, no encerramento do terceiro dia do festival SWU, o gigante da década de 1990 dava os primeiros passos de um renascimento marcado Sol Invictus, primeiro álbum de inéditas em 18 anos. O trabalho chega às lojas do mundo todo no dia 18, mas já pode ser ouvido por streaming.

Em 2011, a banda conhecida pelas performances ao vivo estava em estado de inanição. Dois anos e uma turnê de reunião depois, o gás já não era o mesmo. Fizeram apenas quatro shows, na Argentina, Uruguai, Chile e, por fim, Brasil. O SWU já havia sido palco da melancólica despedida do Sonic Youth, que meses depois anunciou o fim, após o rompimento entre Kim Gordon e Thurston Moore. O Faith No More parecia, ou poderia, seguir o mesmo caminho, não fosse pela deliciosamente estranha canção escolhida para encerrar o show.

"Tocamos aquela música na turnê para vermos se nos sentíamos confortáveis", conta Mike Bordin, baterista e um dos integrantes fundadores do grupo, em 1979, ao lado do baixista Billy Gould. A banda passou por diferentes formações até se estabelecer em 1996 com Roddy Bottum (teclado), Jon Hudson (guitarra) e, claro, Patton. O tempo havia voado desde que o FNM lançara o último disco. O grupo havia interrompido as atividades em 1998 e os integrantes passaram a se dedicar a outros projetos. Patton, por exemplo, pode dar vazão à sua criatividade de forma ampla, com Mr. Bungle, Fantômas e Mondo Cane.

O trabalho chega às lojas do mundo todo no dia 18, mas já pode ser ouvido por streaming (Foto: Divulgação)

Em 2009, a banda anunciou o retorno em uma turnê de reunião, mas dois anos depois, havia sentido a necessidade de algo inédito. "Foi ali que tudo começou", diz Bordin. "Quando tocamos aquela música, era o que tínhamos. Naquele ponto, não sabíamos se faríamos algo juntos, se comporíamos. Um disco é um compromisso massivo. Eram dez músicas."

Ao fim daquela pequena turnê latina, o grupo debandou, mas a semente estava plantada. "Naquele ponto, começamos a nos falar: ‘Você sentiu isso? Foi legal, não foi?’", revela o baterista. "É como se tivéssemos sentado em uma mesa, em um restaurante. Primeiro, pedimos as entradas para ver como era, ou seja, a Matador. Queríamos ver como seria divertido. Um passo por vez, sabe. Até cogitarmos pedir a refeição completa."

Por mais que Patton estivesse reticente em voltar a lançar um disco do Faith No more, Bordin e Gould começaram a gravar algumas faixas. "Tudo encaixou tão bem", conta o baterista. O restante da banda entrou no projeto, assim como Patton. Diferentemente de outros discos, contudo, o Faith No More não tem uma grande gravadora por trás. Isso, afirma Bordin, foi essencial. "Era libertador, não havia mais ninguém no estúdio, só a gente."

Sol Invictus, cujas gravações foram mantidas em segredo até o anúncio, em maio de 2014, chega sob a chancela da Reclamation Records, selo de Patton, e foi produzido por Gould. Dezoito anos depois de Album of the Year, o grupo ainda soa como sempre: devastador, apoteótico e caótico. "Para nós, soamos de forma natural. Não estamos querendo ser um artista country, um rapper gângster ou um garoto de 18 anos aborrecido com os pais", diz Bordin. Tanto tempo depois, o Faith No More está livre da pergunta: E aí, quando vocês vão lançar um disco? "Nossa, queriam saber isso todos os dias", diz Bordin. "É libertador." 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter