Extensa programação natalina começa neste sábado

A abertura oficial ocorre neste sábado (30), às 20h, na praça Mauá, no Centro Histórico, com ‘Auto de Natal Itinerante - O Chamado da Estrela’.

Comentar
Compartilhar
27 NOV 201313h02

A programação natalina em Santos terá opções para todos os gostos e idades, com eventos gratuitos em diversos pontos da cidade. A abertura oficial ocorre neste sábado (30), às 20h, na praça Mauá, no Centro Histórico, com ‘Auto de Natal Itinerante - O Chamado da Estrela’.

O espetáculo, com elenco de 90 pessoas e performances de teatro, dança e circo, conta a história de Jesus Cristo narrada pelos três Reis Magos. Ao término da apresentação, haverá a chegada do Papai Noel, no Bonde Turístico, e a inauguração da iluminação natalina na Cidade.

Em dezembro, outras sete encenações do Auto de Natal estão marcadas: dia 8, na Paróquia São João Batista (praça Guadalajara s/nº, Morro da Nova Cintra), às 19h; dia 14, na Paróquia Santa Margarida Maria (praça Júlio Dantas, 45, Zona Noroeste), também às 19h, e no dia 19, na Fonte do Sapo (orla da Aparecida), às 20h.

O Bonde Turístico também estará inserido na programação de Natal. Passeios temáticos ocorrem entre os dias 10 e 13, sempre às 18h30, 19h30 e 20h30, com saídas da Estação Buck Jones (praça Mauá). O público será acompanhado por narrador, que enfocará os contos natalinos. Nas paradas turísticas, esquetes do espetáculo 'O Chamado da Estrela' serão apresentadas.

Finalizando a agenda do Auto de Natal, no dia 15, entre 9h e 17h, ocorre a Barca de Natal, quando o espetáculo será levado em escuna às comunidades de Ilha Diana (9h), Monte Cabrão (11h) e Caruara (14h), com presença do Papai Noel e shows de artistas locais.

Luzes de Santos
A programação natalina também traz o evento 'Luzes de Santos'. Trata-se de animação em vídeo especial (projeção mapeada), com duração de 10 minutos, na fachada do Palácio José Bonifácio (Paço Municipal). Será nos dias 7, 13 e 20 de dezembro, sempre a partir das 21h.

Em cada edição, haverá a participação, pela ordem, da OSMS (Orquestra Sinfônica Municipal de Santos), banda Blow Up e de coral com 500 vozes.

'Natal no Coração'
Já o projeto Natal no Coração ocorre nos dias 24 deste mês; 1º, 8, 15, 22 e 29 de dezembro, e em 5 de janeiro, sempre às 20h, na Paróquia Imaculado Coração de Maria (av. Ana Costa, 74, Vila Mathias). Evento traz Auto de Natal que conta a história de Jesus Cristo por meio de música e iluminação especial. Outros destaques são o presépio montado em frente à igreja, 'anjos iluminados' distribuindo mensagens natalinas e apresentações de canções de Natal ao violino.

20ª Exposição Internacional Franciscana de Presépios
Com abertura no próximo dia 8, às 19h, o Santuário Santo Antônio do Valongo (largo Marquês de Monte Alegre, 13, Valongo) recebe a 20ª Exposição Internacional Franciscana de Presépios, que também terá missa solene e apresentação de coral. A mostra segue até 12 de janeiro e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

O Santuário também recebe programação artística natalina durante todo o mês de dezembro, com apresentações diversas nos dias 10, às 15h; 11, às 19h; 15, às 19h; 17, às 15h; 18, às 19h; e 22, às 19h.

‘Monastério’
Interpretada pelo Balé da Cidade de Santos, sob coordenação da bailarina Renata Pacheco, a premiada coreografia ‘Monastério’, que explora as emoções e sentimentos profundos, será apresentada no dia 21 de dezembro, às 21h, na Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré (av. Bartolomeu de Gusmão, 32). O espetáculo traz 10 bailarinas e canções portuguesas do conjunto Madredeus. A igreja também recebe apresentações artísticas natalinas nos dias 1, 8 e 15, a partir das 20h30; no dia 22, às 19h30; e no dia 27, às 19h30.

Natal Iluminado
O projeto itinerante Natal Iluminado, realizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), em parceria com a Prefeitura de Santos, ocorre no dia 22 de dezembro, às 19h30, na Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré (av. Bartolomeu de Gusmão, 32), com apresentação da OSMS (Orquestra Sinfônica Municipal de Santos).

Jazz Big Band e Osesp
A cidade também terá grandes shows em dezembro. No dia 5, a partir das 19h30, a praça Mauá, no Centro Histórico, recebe apresentações gratuitas da Jazz Big Band e Coral Tirolli. No dia 15, como já é tradição, a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) faz concerto na Praia do Gonzaga, a partir das 20h.