X
Cultura

Escritor santista lança livro sobre filmes que marcaram os anos 80

Primeira edição de uma coleção cheia de nostalgia já está disponível

Filme "O Grande Dragão Branco", estrelado por Jean-Claude Van Damme em 1988, é citado por Azenha em novo livro / Divulgação

Lembra de Os Aventureiros do Bairro ProibidoComando Para MatarO Grande Dragão BrancoKaratê Kid: A Hora da VerdadeLa BambaMestres do UniversoO Poderoso ChefãoRocky, Um LutadorSoldado Universal e Superman: O Filme? Todos arrebataram fãs, em maior ou menor quantidade. Filmes que Marcaram a Cultura Pop, escrito por André Azenha, é uma coleção regada à nostalgia: relembra os longas que impactaram de alguma forma a infância ou a juventude dos anos 80. 

O livro é em formato pocket, tão popular durante o século XX nos livros de bolso, que além de serem mais baratos e fáceis de carregar, são mais rápidos e gostosos de ler. A obra de Azenha, formada por 246 páginas, também traz a paixão pelo colecionismo: a quem faz questão de ter o item físico, sentir seu cheiro, curtir seu design. As obras citadas no início estão presentes nesta edição, em textos que misturam memórias, crônica, jornalismo e crítica cinematográfica. "Nosso objetivo é preparar mais dois volumes que completarão esta coleção", garante o escritor.

 

O autor

André Azenha é doutorando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, além de produtor cultural, crítico de cinema, curador, escritor, assessor de imprensa, diretor do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos e editor do historiasdocinema.com. Também já lançou livros como Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV (2020), A Era dos Boçais (2021, poesias), Histórias: Batman e Superman no Cinema (2016), Adelia Sampaio: O Segredo da RosaRubens Ewald Filho: Vida de Cinema! (ambos de 2021), entre outros. Atualmente, coordena a CineZen Edições Literárias e organiza exposições sobre cinema e cultura geek.

Em Filmes que Marcaram a Cultura Pop, Azenha tenta fugir da obviedade, escrevendo sobre filmes necessariamente não tão populares, mas que habitam as lembranças de muita gente. E também sobre sucessos. "Poderíamos disponibilizar esses textos online, em e-books, mas o intuito é justamente ir na contramão: amamos o material impresso, o cheiro, gostamos de colocar livros, DVDs, vinis na estante, organizá-los (ou não). Para cada um deles há uma história, um momento, uma lembrança. Esta coleção é para quem é fã, nerd, geek, tem interesse em cultura pop, cinema, história da sétima arte, curiosidades, bastidores, e trajetória dos envolvidos. Tentarei, em cada livro da seleção, entregar textos que misturem jornalismo, crítica de cinema, crônica, opinião, gostos pessoais, nostalgia e travar esse diálogo com você. As fichas técnicas completas você encontra no IMDB - não são o foco aqui", explica o escritor.

O livro já está em pré-venda e você pode adquirir clicando aqui. Você pode pedir o envio de 1 ou 3 unidades da edição, autografada com postagem via correio e frete incluso a partir de R$ 35.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Dois PMs morrem com suspeita de febre maculosa durante curso

Vítimas eram instrutores da COPC, que teve uma fase de curso em área de mata. Casos seguem em análise pela Fiocruz

Se já estava ruim, vai piorar! Petrobras anuncia novo aumento nas refinarias

Reajuste passa a valer nesta terça-feira (26) para gasolina e diesel

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software