X

Cultura

Em tecidos e imagens, a vida e a obra das Ciatas Santistas

Exposição idealizada pelo fotógrafo do Diário do Litoral Rodrigo Montaldi evidencia mulheres sambistas

Rafaella Martinez

Publicado em 02/04/2017 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fotógrafo, produtor cultural e educador, Rodrigo Montaldi Morales é repórter fotográfico do Diário do Litoral / Rafaella Martinez/DL

O olhar marejado de lágrimas de Regina não cansava de fitar a própria imagem eternizada em tecido e estendida nos varais da exposição ‘Ciatas de Santos – Mulheres que no Samba Resistem’. Filha do mestre Catarina, um dos fundadores da X-9, a “vedete misto de tribo e batuque” foi uma das homenageadas na mostra idealizada pelo fotógrafo do Diário do Litoral Rodrigo Montaldi, contemplada pelo 5º Facult e que comemora o centenário do samba colocando sob os holofotes as mulheres sambistas da velha guarda santista, responsáveis diretas pela existência e resistência do gênero musical na cidade.

Colocar o cotidiano dessas mulheres em evidência, utilizando para isso recursos como o varal, os pregadores de madeira e o tecido – objetos comuns a essas senhoras que há décadas mesclam os afazeres domésticos com o ganha pão e as rodas de samba: esse foi o objetivo traçado por Rodrigo Montaldi quando pensou na exposição. “O que eu quis retratar nessa mostra não é o samba da avenida e sim o samba do cotidiano. No dia a dia essas mulheres são a base da pirâmide social e quando elas estão no samba elas se tornam as grandes deusas. Queria registrar e eternizar cada uma delas assim: estendendo roupa, mostrando sua fé, paradas na porta de casa... Queria guardar a lembrança delas no cotidiano" destacou.

O processo de pesquisa partiu de letras de sambas compostas ou interpretadas por sambistas consagradas como Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Elza Soares, Clara Nunes, Beth Carvalho, Leci Brandão, Alcione e Jovelina Perola Negra. Posteriormente o fotógrafo identificou algumas dessas mulheres, cocruzando as músicas com o universo de vida delas. Para Madeleine Alves, poetiza da exposição, o trabalho só foi possível graças às suas ciatas pessoais. “Fui salva por essas mulheres de uma maneira tão completa que ficou mais fácil falar a respeito dessas outras mulheres. Pude somar minha história pessoal de maneira que pudesse conversar com as fotos que o Rodrigo fez, pegando algumas impressões e criando poemas a partir desse caldeirão de ideias”, afirmou. “A poesia veio para tentar traduzir em palavras um pouco desses sambas que foi o processo inicial de pesquisa”, complementou Montaldi.

Emocionada, tia Regina da X-9 não conteve as lágrimas ao entrar na exposição. “Eu sabia que seria uma exposição fotográfica, mas não imaginava ver nas fotos tanto de mim. Eu sabia que a foto seria tirada, mas as imagens selecionadoras foram espontâneas. Meu canto indígena com minhas várias etnias. O carinho de ter sido lembrada por meus anos de samba, o poema gravado que registra tanto de mim... não há palavras para traduzir o que estou sentindo”, contou.

A Roda de Samba da Velha Guarda Guerreiros de Ogum da Escola de Samba X-9 cantou, além dos clássicos da escola, sambas consagrados de outras agremiações e deixou o recado: todos são da mesma família. Em um dos momentos mais marcantes da noite, as ‘ciatas de Santos’ se reuniram para uma imagem icônica. “Isso é para ficar na história. Isso é história”, balbuciava emocionado o produtor da mostra, Platão Capurro.

“Em mais de 50 anos de samba essa foi a primeira vez que fui homenageada dessa forma. Os detalhes, minhas boias, minha casinha. Estou muito feliz. Eu nunca vou esquecer desse dia. Nunca”, conta emocionada tia Ruthe, do alto de seus 85 bem vívidos anos.

Ciata

Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata foi uma cozinheira, considerada por muitos como uma das figuras influentes para o surgimento do samba carioca. Em sua casa, onde os sambistas se reuniam, foi criado o primeiro samba gravado em disco - “Pelo Telefone”- , uma composição de Donga e Mauro de Almeida, na voz do cantor Baiano.

Temporada da exposição: de 31/março (sexta-feira) a 15/abril (sábado)
Horários para visitação: Segunda a sexta, das 9h às 21h. Sábado, das 9h às 18h.
Local: CAIS (Centro de Atividades Integradas de Santos) - Av. Rangel Pestana, 184 - Vila Mathias - Santos/SP (ao lado do Arena Santos)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter