Dia do Samba terá programação especial em Guarujá

Evento será realizado neste domingo (2), a partir das 18 horas

Comentar
Compartilhar
29 NOV 2018Por Da Reportagem17h40
Dió do Samba participa da celebraçãoDió do Samba participa da celebraçãoFoto: Reprodução/Facebook

O samba está entre os ritmos mais amados e populares do país. E para celebrar o Dia Nacional do Samba, a Secretaria de Cultura com o apoio do Conselho Municipal de Cultura, reunirá cantores, intérpretes e grupos que animam o cenário sambista da Cidade, neste domingo (2), às 18 horas, na Praça dos Expedicionários (Av. Mal. Deodoro da Fonseca- Pitangueiras).

Cibele Dias, sambista da Mocidade Amazonense, comentou que a data é muito especial e tradicional para os amantes da arte. ''Acho importante homenagear essa data, pois se refere à cultura, ao amor de um povo, movimenta milhões de pessoas. Samba não é apenas um gosto musical, é um sentimento.''

Entre as atrações da programação, estão por exemplo, os artistas regionais, Luisinho Oliveira, Lincoln Rocha, Neto do Banjo, Renato Passarinho, Dió do Samba, Darc do Samba, Arnaldo Silva e o grupo Samba Vai por Aí.

Um dos convidados, Luisinho Oliveira, comenta sobre o evento. "A importância dessa data é muito mais do que apenas um dia. O samba cura! O samba oferece oportunidades de você ser um ser humano diferente".

Durante a comemoração, serão arrecadados alimentos não-perecíveis, destinados para o Fundo Social de Solidariedade.

Samba

O estilo musical é considerado um dos maiores símbolos da cultura brasileira, sendo destaque de uma das maiores festas do país, o Carnaval. Durante sua evolução, o ritmo teve alguns instrumentos incorporados, gerando novas melodias, sotaques e estilos musicais, como o pagode e o samba-rock, e inspiração para a bossa-nova.

O samba tem origem na Bahia, no século 19, nascendo da mistura de ritmos dos batuques africanos. No Rio de Janeiro conquistou seu espaço, criando raízes que se espalharam por todo país e que marcam até os dias atuais.