X

Cultura

Dia do Livro Infantil: 5 sugestões para ler em casa com a família

Títulos estão disponíveis nas bibliotecas da rede estadual; na capital, uma sacola ‘viajante’ é utilizada para incentivar a leitura fora da escola

Da Reportagem

Publicado em 18/04/2017 às 14:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nesta terça-feira (18), é Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em homenagem a Monteiro Lobato, criador da Emília e de outros personagens marcantes da literatura brasileira. Na rede estadual paulista, a leitura é incentivada dentro e fora das escolas. Contação de histórias, teatro com fantoches e até uma ‘sacola viajante’ são estratégias adotadas por professores para ampliar a imaginação e formar um novo público leitor.

Foi o que fez a E.E. Professor Demosthenes Marques, na capital. Na unidade, estudantes são convidados a participar do projeto “Coruja da Leitura”. A ideia é simples: a cada semana, eles escolhem e levam na sacola um livro entre as centenas disponíveis na sala. Em casa, pais e responsáveis são incentivados a produzir com as crianças desenhos e textos sobre a obra.

A experiência também pode ser compartilhada em qualquer escola. Nas classes de Anos Iniciais (1º ao 5º), o acervo com livros, revistas e gibis fica na própria sala de aula e é livre a qualquer hora. Veja 5 sugestões de livros:

O rei de Quase-Tudo (Eliardo França): a história de um rei que queria ter tudo ajuda a trabalhar temas universais como paz, solidariedade e generosidade. A obra traz ainda belas aquarelas que despertam o imaginário infantil.

Trava-trela (Ciça): O livro brinca com a língua portuguesa de forma divertida e rimada, recheado de trava-línguas e poesia. 

Como nasceram as estrelas: doze lendas brasileiras (Clarice Lispector): Mais conhecidas por temas adultos, a obra oferece uma leitura mais atraente ao público jovem sobre o folclore brasileiro.

Lendas da África moderna (Heloisa Pires Lima e Rosa Maria Tavares Andrade): Contos e lendas da África são narrados por heróis e heroínas. Cada capítulo é uma viagem ao imenso continente.

Historietas assombradas (para crianças malcriadas) (Victor Hugo Borges): Inspirado em Neil Gaiman e Tim Burton, as histórias assombradas ganham vida e misturam monstros com personagens da cultura popular.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Cocaína acumulada na Baía de Santos desde 1930 já contamina os peixes

Droga se acumula não só na água, mas em sedimentos e organismos marinhos e representa alto risco ecológico, apontou o professor da Unifesp Camilo Seabra durante a FAPESP Week Illinois

Cotidiano

Cachorros são resgatados em condomínio após denúncia de maus tratos, em Bertioga

Segundo a Prefeitura, os animais estavam presos em um condomínio na Avenida Anchieta, sem o tutor

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter