X

Cultura

Desfiles das escolas de samba de Guarujá acontecem nas próximas segunda (16) e terça-feira (17)

A Cidade contará ainda com o Carnaval de Marchinhas em três pontos da Cidade

Publicado em 10/02/2015 às 16:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Avenida Santos Dumont se transformará no palco para a festa mais esperada do ano: a apresentação dos desfiles de Carnaval acontece na segunda (16) e terça-feira (17). O trecho da via que fica entre a Avenida Adriano Dias dos Santos e a Rua David dos Santos Carreira se transformará na Passarela do Samba, dando lugar para que oito escolas de samba da Cidade e mais de 7 mil pessoas acompanhem, por cada noite, o espetáculo mais popular e democrático do Brasil. A entrada é gratuita e o Carnaval de Guarujá conta com a segurança da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

No espaço, são montadas as arquibancadas, com todo o suporte necessário de segurança e Saúde, conforme estabelecido pelas normas de realização de eventos. Além dos desfiles das agremiações carnavalescas, a Cidade contará com o desfile de 18 bandas ao longo da orla, Centro e bairros e o Carnval de marchinhas em pontos como Perequê, Santa Cruz dos Navegantes e Pitangueiras.

Atualmente, o desfile das escolas de samba de Guarujá conta com uma agremiação do Grupo de Acesso, o Gres Unidos da São Jorge; seis do Grupo Especial, Gres Caminho da Paz, ISC Imperador da Ilha, Gres Mocidade São Miguel, Gres Guarujá, URCS Academia do Samba Vem que é Dez e Gres Renascer Santa Cruz; e o Gres Mocidade Amazonense, que é considerada “hours concours” e representa Guarujá no Carnaval Metropolitano de Santos. Além disso, o Grupo Afoxé Motumbaxé faz o ritual de lavagem da avenida para iniciar os trabalhos na Passarela do Samba A festa é aberta pela Corte Carnavalesca.

A Cidade contará ainda com o Carnaval de Marchinhas em três pontos da Cidade (Foto: Pedro Rezende/PMG)

“O Carnaval cresceu muito nos últimos anos, vem se profissionalizando, com as escolas tradicionais de Guarujá. Temos ainda o Afoxé Motumbaxé abrindo o Carnaval. Serão dois dias de desfiles, no sambódromo montado na Avenida Santos Dumont. A média de público na avenida é de 7 mil pessoas por noite nas arquibancadas da Passarela do Samba. As pessoas comparecem com as famílias e temos segurança e ambulâncias, como determinam as resoluções de eventos. Haverá segurança na avenida e a população pode ficar tranquila porque há uma grande interação entre a Prefeitura, a Promotoria de Justiça e as forças de segurança da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar”, pontuou o secretário de Cultura, Odair Dias filho.

Marchinhas – Com o objetivo de preservar a memória da Festa de Momo, resgatando valores e mantendo as tradições, a Prefeitura realizará também o Carnaval de Marchinhas. “Em três pontos da Cidade, será realizado o Carnaval de marchinhas, no Perequê, Santa Cruz dos Navegantes e Pitangueiras, na Praça das Bandeiras. Com isso, queremos resgatar o Carnaval histórico em que pais e filhos iam juntos”, observou Odair.

Blocos e bandas – Para os moradores e turistas que tiverem interesse em participar do Carnaval de rua na Cidade, a Secretaria Municipal de Cultura disponibilizará no site das Prefeitura e encaminhará para os hotéis a relação dos desfiles de blocos e bandas no decorrer da festa.

Confira a ordem dos desfiles:

Dia 16 - 1º dia de Desfiles - Grupo de Acesso e Grupo Especial

21 horas: Ritual de lavagem da avenida - Afoxé Motumbaxé;

21h45: Corte Carnavalesca;

22h15: GRES Unidos da São Jorge (Grupo de Acesso);

23h25: GRES Caminho da Paz (Grupo Especial);

0h35: ISC Imperador da Ilha (Grupo Especial);

01h45: GRES Mocidade São Miguel (Grupo Especial);

Dia 17 - 2º dia de Desfiles - Grupo Especial e Hours Concours

21 horas: Corte Carnavalesca;

21h30: GRES Guarujá (Grupo Especial);

22h40: URCS Academia do Samba Vem que é Dez (Grupo Especial);

23h50: GRES Renascer Santa Cruz (Grupo Especial);

01 hora: GRES Mocidade Amazonense (Hours Concours)

- Apuração

Dia 18 – Leitura de Penalidades e Apuração das Notas

Local: Anfiteatro Ferreira Sampaio (Avenida Osvaldo Aranha, 800 - Jardim Maravilha)

Horário: 10 horas: Leitura e aprovação das Atas de Penalidades;

15 horas: Início da Apuração das Notas

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter