Curtas Pontos MIS integram a programação da Virada Cultural Paulista 2014

O evento será realizado em 28 cidades do interior e litoral do Estado nos finais de semana de 24 e 25 de maio e 31 de maio e 1º de junho. Todas as atrações são gratuitas

Comentar
Compartilhar
19 MAI 201413h40

A oitava edição da Virada Cultural Paulista, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura, SESC-SP e MIS apresenta uma programação diversificada e traz uma novidade para 2014 com participação do projeto Curtas Pontos MIS. Serão apresentações de filmes e curtas metragens de sucesso para o público que aprecia o cinema nacional, todas com entrada franca. A Virada conta com uma programação que abrange todas as linguagens artísticas dança, teatro adulto e infantil, circo, música popular e erudita, entre e muito mais.

O programa Pontos MIS é uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som em parceria com a Secretaria de Estado da cultura. Seu objetivo é apoiar a difusão cultural e incentivar a formação de público, contribuindo com a capacitação audiovisual e promovendo o acesso ao cinema.

Ao todo o projeto já alcançou 140 pontos no Estado de São Paulo, e leva as atividades especiais para a Virada Cultural Paulista 2014 com o Curtas Pontos MIS. Serão exibidos os curtas metragens de ficção “Amor de Thanatos”, “Um dia... E Logo Depois Um Outro, “Moto Perpétuo”, “Linha do Mar”, “Nina” e também os curtas de animação “O Gigante” “A Ilha”, “Destimação e “Paleolito”.

Confira a programação da sua cidade através do site oficial do evento, no endereço www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br. Também é possível obter informações através das redes sociais oficiais: Virada Cultural SP no Facebook e @viradasp no Twitter e também por meio de um aplicativo app.vc/viradapaulista.

Curta Paleolito é uma das atrações nos curtas animados (Foto: Divulgação)

Curtas de Ficção

Um dia... e logo depois um outro
1997, 9 min
Direção Nando Olival e Renato Rossi
Elenco Cláudia Liz, Gustavo Engracia e Márcio Ribeiro
Classificação 12 anos
Um dia, ou melhor, dois dias numa borracharia.

Amor de Thanatos
2011, 6 min
Direção Helena Guerra
Elenco Antonio Aurrera, Oswaldo Ávila e Bruno Cursini
Classificação 14 anos
Um cliente novo entra na barbearia. O barbeiro, no entanto, mal percebe sua presença; só tem olhos para sua mais nova paixão.

Nina
2012, 14 min
Direção Rodrigo Zerbetto Chehda
Elenco Adriano Vilas Bôas, Carla Zanetti e Luiz Felipe Bianchini
Classificação livre
Nina conta a estória de um clown que não difere a vida e a arte quando encontra seus próprios pensamentos projetados em outros dois personagens: a bailarina de circo e outro clown.

Moto-perpétuo
2013, 8 min
Direção Caio Guerra
Elenco Antonio Aurrera e Gabriel Francomano Lima
Classificação livre
Leonardo, um violinista obcecado, tenta criar uma máquina para virar as páginas da partitura de forma automática, permitindo que ele toque seu instrumento eternamente. Johan, seu filho, um menino prodígio que aprendeu sozinho ler e interpretar partituras, é o único a contestar o sonho do moto-perpétuo.

Linha do Mar
2012, 20 min
Direção Felipe Vernizzi
Elenco Luana Raiter, Ivan Vukeliæ, Pedro Alschinger Rezende,  Izabela Soares, Luciano Oschelski, Eduardo Letti e Isabela Caprario.
Classificação livre
André é uma criança sonâmbula que foge todas as noites de casa para ir se deitar na areia da praia. Sua mãe passa a redobrar a atenção criando uma estratégia para perceber as fugas. Uma linha de barbante amarrada entre ela e o filho. Quase trinta anos depois, André continua a sonhar com o mar, mesmo morando distante dele. Decide então voltar com sua família até a praia em que dormia na infância e lá, André terá mais um sonho.

Curtas de Animação

Paleolito
2013, 6 min
Direção Ismael Lito e Gabriel Calegario
Classificação livre
Um homem das cavernas e seu aliado Paleolito assumem a missão quase impossível de caçar a mal-humorada Mamute. Baseado no toy art Paleolito.

O Gigante
2012, 10 min
Direção Julio Vanzeler e Luis da Matta Almeida
Classificação livre
Um Gigante transporta no seu coração uma menina que é a sua filha. O seu coração é aberto para que caiba toda a ternura que ele tem para lhe dar. A realidade é conhecida através daquilo que o Gigante oferece a sua filha, e através das cópias que ele faz das realidades que desenha. Mas um dia chega o tempo da menina partir e ver a realidade por si. Ela também quer traçar os seus caminhos. A menina parte e como em todas as partidas há um rastro de melancolia e tristeza no ar, mas ao mesmo tempo esperança. O Gigante transforma-se no mundo sobre o qual a menina vai viver. Quando reaparece, a menina tem um coração aberto por onde espreita agora uma criança ávida de futuro.

A Ilha
2008, 9 min
Direção Alê Camargo
Classificação livre
Um rapaz preso numa ilha. Ação, mistério e muito tchá-tchá-tchá.

Destimação
2012, 13 min
Direção Ricardo de Podestá
Elenco Wesley Silva, Maria Clara Duarte, Walkíria Pessôa, Gui Mendonça e Urrikeson Silva
Classificação livre
Um papagaio é seduzido pelas belas imagens de uma caixa de luz e atrapalha a convivência mórbida do recinto.