Convênio vai permitir aprimoramento do Carnaval de Guarujá

Cerimônia ocorreu durante entrega da chave da Cidade à Corte Carnavalesca, no gabinete da prefeita

Comentar
Compartilhar
09 FEV 201517h42

O Carnaval de Guarujá entra em um novo patamar. Na última sexta-feira (6), a prefeita Maria Antonieta de Brito assinou convênio com o Santos Convention & Visitors Bureau, que fortalecerá, turística e culturalmente, o Carnaval da Cidade. O objetivo é garantir ainda uma melhor infraestrutura a esta que é uma das principais festividades da Cidade.

A cerimônia ocorreu durante entrega da chave da Cidade à Corte Carnavalesca, no gabinete da prefeita. Neste Carnaval, o termo de convênio já prevê que o Bureau fique responsável pela logística dos desfiles das escolas de samba. Entre as metas da parceria, estão o fomento, a fluidez, a divulgação e a realização dos desfiles das escolas de samba nos carnavais deste e do próximo ano. Ao longo do ano, caberá ao Santos e Região Convention & Visitors Bureau desenvolver um plano de trabalho com as agremiações e poder público para a realização do evento.

Segundo a chefe do Executivo, o convênio representa mais uma grande conquista para o Município. “Certamente esta é uma parceria importante para os próximos anos. Um ato que simboliza um novo patamar da história do nosso Carnaval. Além disso, o convênio fará com que as escolas e agremiações sejam mais independentes, e que mais pessoas venham prestigiar e assistir ao nosso Carnaval. Isso sem contar que homens e mulheres estarão qualificados, o que permitirá até a geração de renda”, explicou Antonieta.

Cerimônia ocorreu durante entrega da chave da Cidade à Corte Carnavalesca, no gabinete da prefeita (Foto: Pedro Rezende/PMG)

Na avaliação do presidente do Convention Bureau, Alex Mendes, a parceria com a Prefeitura vai contribuir não só para o aperfeiçoamento do desfile das escolas de samba. “Outro fator importante é que também vamos desenvolver projetos para busca de recursos, assim como a promoção de oficinas, atividades culturais e cursos, juntamente com universidades e instituições. Ficamos honrados por termos esta oportunidade em Guarujá”, conta.

De acordo com o secretário de Cultura, Odair Dias, “sem dúvida esse é um passo importante para ingressarmos na rota dos grandes desfiles do País. Obrigado prefeita por acreditar na Secretaria, e nos deixar ousar, para a construção de políticas públicas. Afinal, o nosso Carnaval vem crescendo desde 2009. Agradeço ao Bureau por acreditar na construção de um Carnaval turístico. Esse será um grande marco na nossa história, com essa que é a maior e mais expressiva festa popular brasileira.” Na mesma linha, a presidente da Liga das Escolas de Samba de Guarujá, Sandra Oliveira, agradeceu a chefe do Executivo e aposta em um grande espetáculo. “Esse será um belo Carnaval e obrigada prefeita por não abrir mão desta festa.”

Já o secretário de Turismo, José Carlos Rodrigues, classificou a parceria como um momento especial para o Carnaval de Guarujá. “É uma parceria maravilhosa, e que muito engrandece. È o ponta pé inicial para galgar os degraus que precisamos, e que tenhamos o melhor Carnaval.”

Entrega da Chave da Cidade à Corte Carnavalesca

Após a cerimônia de assinatura do convênio, a prefeita Antonieta realizou a entrega da chave da Cidade, ao Rei Momo, que simbolicamente, vai governar o Carnaval. Junto à Corte Carnavalesca, a chefe do Executivo falou da responsabilidade de Momo, em promover uma grande festa na Cidade. “Entrego hoje aqui a chave da Cidade, para a maior festa cultural e artística que é o nosso Carnaval”.

Ao receber a chave, o Rei Momo Jandclei Ramos da Silva, fez uma breve saudação. “Desejo e rezo todos os dias para que tenhamos um Carnaval bastante tranqüilo, e espero que todos se divirtam bastante”, comentou. Assim como ele, a Rainha do Carnaval, Lezir Ferreira, falou da expectativa para este ano. “Será de muita alegria e humildade. Quero ver todos sambando com a gente. Quero muita diversão para todos”, finalizou.

A Corte Carnavalesca foi eleita no último dia 24 e também é composta por Edmeire Gonçalves Ferreira (1ª Princesa), Aline Souza Figueiredo (2ª Princesa), Nilza Moreira (Cidadã Samba) e Valdelírio Dias de Oliveira (Cidadão Samba).

Colunas

Contraponto