Contêiner-palco leva sol e teatro para o Rubens Lara

O Teatro Móvel Solar é um projeto de circulação da estrutura do Teatro a Bordo, o primeiro teatro móvel solar do Brasil

Comentar
Compartilhar
02 ABR 2018Por Da Reportagem10h02
Em 10 anos o projeto já foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras.Foto: Ilustração

Sol e teatro a bordo de um contêiner. Essa foi a forma que um grupo de artistas de Santos escolheu para levar seus espetáculos pelo país: um palco itinerante iluminado com a energia do sol. O Teatro Móvel Solar é um projeto de circulação da estrutura do Teatro a Bordo, o primeiro teatro móvel solar do Brasil, que estaciona em Cubatão nos dias 06 e 07 de abril, no Conjunto Residencial Rubens Lara, no Jardim Casqueiro, com a parceria da Prefeitura Municipal de Cubatão e patrocínio da Usiminas.

Durante os espetáculos, o projeto realizará atividades gratuitas como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais. O projeto tem dez anos de estrada e foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras. 

Inspirados nas trupes da commedia dell’arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, este contêiner-palco utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu palco. “Instalamos módulos fotovoltaicos no nosso contêiner-palco para transformar a energia solar em energia elétrica. Com ela suprimos 100% da demanda dos equipamentos de iluminação dos espetáculos. Além de ser muito inspirador contar com a presença do sol durante a noite, estamos utilizando energia limpa, aliando arte e sustentabilidade na democratização do acesso à cultura”, explica Talita Berthi, idealizadora e produtora do projeto. 

Ainda assim, segundo Talita, outras fontes são necessárias para o funcionamento dos equipamentos de sonorização. “Contamos com um sistema híbrido, que utiliza gerador e energia solar. Desta forma, podemos atender a públicos de até duas mil pessoas em uma única apresentação”, completa

O Projeto Teatro Móvel Solar é uma realização do Grupo Teatro Aberto, da BERTHI Produção e Arte e do Governo do Estado de São Paulo, contando com o patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC), apoio do Instituto Cultural Usiminas e da SS Solar, apoio institucional do Ideal – Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, apoio operacional da Exsergia e apoio local da Prefeitura Municipal de Cubatão através das Secretarias de Cultura e Educação. 

Para a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, o projeto exerce um importante papel na comunidade, levando lazer e cultura de forma gratuita. “Valorizamos essa iniciativa e temos alegria em patrocinar ações como esta. O acesso à cultura é um dos fatores fundamentais na construção da cidadania”, afirma. 

Programação

O Teatro Móvel Solar oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.

Programação livre para todas as idades.

Agenda

CUBATÃO/SP

Local: Conjunto Residencial Rubens Lara (frente ao CRAS) – Jardim Casqueiro GRATUITO

Dia 06 de abril - Sexta-feira (a chegança dos artistas)
9h às 16h30 - Cortejo de chegança dos artistas nas escolas 

17h - Cortejo de chegança dos artistas no conjunto residencial
 
Dia 07 de abril - Sábado (as apresentações na praça)
14h - Oficina “confecção de bonecos brincantes”

15h30 - Teatro “Sessão Solene” 

17h às 19h - apresentações dos artistas da cidade (17h00 música com projeto Tocando em Frente;

17h30 - Ballet com o grupo Primeiros Passos

18h00 - Espetáculo de teatro “Os Músicos Saltimbancos”

19h - Vídeo

19h30 - Teatro “De Sol a Sol”