Consultor do Unesco palestra no Seminário sobre Cultura Caiçara, nesta quinta (19)

A Cidade realiza ainda uma exposição enaltecendo a identidade caiçara

Comentar
Compartilhar
18 MAR 201518h02

O engenheiro agrônomo e professor Marco Antônio Castanheira, que é consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)/ HidroEX, estará no Seminário sobre Cultura Caiçara para ministrar palestra com o tema “Utilização responsável dos recursos naturais na preservação dos territórios caiçaras”. O tema será dividido com a professora Dulce Maria Pereira, da Universidade Federal de Ouro Preto. O evento da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, aconetece nesta quinta-feira (19), às 19 horas. A iniciativa é realizada no auditório da Câmara Municipal (Avenida Leomil, 291 – Centro).

O evento é alusivo ao Dia Mundial do Artesão, celebrado em 19 de março, e à Semana da Cultura Caiçara, que é realizada nacionalmente sempre iniciando em 15 de março. Castanheira esteve no gabinete da prefeita Maria Antonieta de Brito na última semana porque se interessou pelas experiências de Guarujá sobre agricultura familiar, segurança alimentar e economia solidária.

(Foto: Pedro Rezende/PMG)

Ele busca formalizar parcerias com a Prefeitura para trazer ao Município a discussão sobre agroecologia (manejo ecológico dos recursos naturais, através de formas de ação social coletiva, com propostas de desenvolvimento participativo) , com base nas experiências já realizadas em Guarujá.

O Seminário contará ainda com uma série de palestras que aprofundarão a temática. A secretária-adjunta de Cultura, Patrícia Lima, abordará o tema “O plano diretor e as comunidades tradicionais”. E o presidente da Comissão Permanente das Feiras de Arte e Artesanato de Guarujá, e também assessor da Secretaria Municipal de Cultura, Pedro Scott, falará sobre “O Decreto 10.700 e a Comart – Um ano de atividade”.

Já a regularização da prática será tratada pelo diretor de Desenvolvimento Empresarial, Comércio e Serviços da Prefeitura, Luiz Carlos Pacheco, na palestra “O artesão e a formalização da atividade”. A programação segue com a palestra “A cultura caiçara e a economia solidária”, ministrada pelo diretor de Desenvolvimento da Economia Solidária, Pesca e Aquicultura da Prefeitura, Ricardo Louzada.

Exposição enaltece artenasato e cultura caiçara

Assim como já divulgado anteriormente pelo Diário Oficial, no último sábado (14), a Secretaria Municipal de Cultura e o Poder Legislativo realizam a exposição Semana da Cultura Caiçara no Espaço Cultural vereador Alberto Marques, na Câmara Municipal. A mostra começou no último dia 16 e segue até segunda-feira (23), com peças de diversos artesãos da Cidade, tendo como matéria-prima sementes naturais, madeira, conchas, palha, cipó da Mata Atlântica, entre outros.