Cia de Dança de Cubatão participa de festival em Santa Catarina

De 135 coreografias enviadas por equipes de todo o Brasil, apenas 6 foram selecionadas; Grupo compete na categoria Jazz Conjunto Avançado

Comentar
Compartilhar
20 MAI 2017Por Da Reportagem11h30
Bailarinos e equipe técnica seguem com o sonho do primeiro lugar e a sagração de muitos anos de trabalhoBailarinos e equipe técnica seguem com o sonho do primeiro lugar e a sagração de muitos anos de trabalhoFoto: Paulo Amaral/Divulgação

A Cia de Dança de Cubatão já está com os pés no maior festival de competição em dança do mundo: Joinville 2017, em Santa Catarina. A divulgação das coreografias que competirão no palco principal do Teatro Cau Hansen saiu esta semana. De 135 coreografias enviadas por equipes de todo o Brasil, apenas 6 foram selecionadas e “Amores crônicos”, da Cia de Dança da cidade, é uma delas. O grupo vai competir na categoria Jazz Conjunto Avançado, no dia 28 de julho.

Bailarinos e equipe técnica seguem com o sonho do primeiro lugar e a sagração de muitos anos de trabalho. Esta é a 6ª vez que o grupo artístico se apresenta em terras catarinenses. O trabalho “Amores crônicos” é assinado pelo coreógrafo residente da Cia, Zeca Rodrigues. É uma obra que tem alma no jazz, mas utiliza elementos de outros estilos também. O vigor jazzístico costurado a uma história passional conduz essa trama cheia de personagens que é resultado de um processo intenso de pesquisa corporal.

Este ano, a Cia enviou oito trabalhos a Joinville: um foi aprovado para a mostra competitiva e outros sete para os Palcos Abertos, que são apresentações do festival em espaços públicos, shoppings, hospitais etc. “Para estas apresentações também há uma rígida seleção”, afirma Zeca Rodrigues. Este ano, participam: “Implexis”, “Apenas...”, “Em silêncio”, “Por quê?” e “Longe mim”, de Flávia Sá, além de “Enclausurada”, de Lucas Maia, e “Iníquo”, de Claudionor Alves.

“Este é um ano importante para a Cia de Dança de Cubatão. A notícia da nossa participação em Joinville só nos deixa mais animados para continuar caminhando, mantendo a excelência do nosso trabalho”, afirma a diretora artística da Cia, Vanessa Toledo. A diretora diz isso porque, antes de Joinville, a Cia tenta concretizar o desafio de representar o Brasil no Festival Valentina Kozlova, em Nova York, com quatro montagens.

Festival de Joinville 2017

O Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado pela tradição e pluralidade dos participantes. Engloba a realização de cursos e oficinas, workshops para coreógrafos, seminários, projetos comunitários, debates. O evento atrai público superior a 200 mil pessoas em uma média de 170 horas de espetáculos, o que inclusive lhe valeu a citação como o Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book desde 2005.