Cartunista lança livro sobre imprensa alternativa

Segundo Osvaldo DaCosta, a obra Ovelha Negra segue na esteira do Pasquim, editado no Rio de Janeiro

Comentar
Compartilhar
19 MAI 201514h26

O cartunista, ilustrador e professor Osvaldo DaCosta lança neste domingo, dia 24, a partir das 15 horas, o livro O Berro da Ovelha Negra (Ateliê de Palavras). O lançamento acontece na Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos.

Embora tenha vencido salões de humor dentro e fora do país, DaCosta publica um livro pela primeira vez. A obra é fruto da dissertação de Mestrado em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e conta a trajetória do jornal Ovelha Negra, publicado em São Paulo na metade da década de 70. O livro é o resultado de cinco anos de pesquisas sobre o assunto.

O Ovelha Negra foi uma publicação de resistência à ditadura militar e que privilegiava o trabalho de cartunistas e ilustradores. Ícone da imprensa nanica e alvo da censura, o jornal deixou de existir após oito edições.

O Ovelha Negra abordava diversas temáticas, como economia, política e crítica social. O jornal publicou cartunistas como Paulo Caruso, Nani, Reinaldo (Casseta & Planeta), entre outros nomes. A primeira edição saiu com cem cartuns.

Segundo DaCosta, o Ovelha Negra seguiu na esteira do Pasquim, editado no Rio de Janeiro. Mas, diferentemente dele, o Ovelha Negra focava o desenho de humor, o que foi considerado uma inovação para o período.

Após o lançamento em Santos, DaCosta levará o livro ao Salão de Humor de Piracicaba, no final do mês, e ao Porto Cartoon, em Portugal, em junho. 

O lançamento acontece na Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos (Foto: Arquivo Pessoal)

O autor

DaCosta tem mais de 30 anos de carreira. Atuou em agências de publicidade em São Paulo, além de passar pelos principais jornais da Capital, como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde. Publicou também em revistas da Editora Abril. Ziraldo escreveu, no extinto Pasquim 21, que DaCosta era “o último desenhista de humor” do Brasil.

Radicado em Santos há mais de uma década, DaCosta venceu duas vezes o Salão de Humor de Piracicaba. Ele foi premiado também por duas vezes no PortoCartoon, em Portugal, além de salões na Espanha e no Irã.

Atualmente, DaCosta dá aulas na Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e na Escola Oficina, ambas em Santos. Ele é um dos organizadores do Sketchcrawl Santos, maratona bimestral de desenhos que acontece na cidade desde 2009.