Carteirinha da Sutaco é a porta de entrada para o 'Vitrines Culturais'

Guarujá é a única na baixada santista que facilita o cadastro dos artesãos

Comentar
Compartilhar
21 MAR 201417h47

A oportunidade de expor obras que ilustram a cultura brasileira durante a Copa 2014 está aberta por meio do Programa Vitrines Culturais. Serão escolhidas 60 mil peças artesanais para compor as Vitrines que ficarão expostas na Fifa Fan Fest (evento com entrada gratuita, formado por várias programações que visam aproximar torcedores locais e estrangeiros).

Guarujá é a única na Baixada Santista que possui uma sede da Superintendência do Trabalho Artesanal nas comunidades (SUTACO), que permite a participação do artesão no Projeto. O artesão pode fazer o seu cadastro da SUTACO, na Secretaria da Cultura (Avenida Presidente Vargas, 266 – Vicente de Carvalho).

Para se inscrever é imprescindível ter a carteirinha da SUTACO. “É necessário que o artesão esteja com a sua carteirinha validada e não tenha pendências com a Receita Federal”, informa Adnea Constantino, agente de cooperação e excelência do atendimento ao artesanato.

O artista pode inscrever quantas obras quiser, porém cada uma irá passar pelo mesmo processo completo de inscrição. As peças passarão por analise, na qual as melhores, serão expostas na Fifa Fan Fest e também nos espaços culturais das cidades-sede dos jogos: as capitais do Amazonas, da Bahia, de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O artista também tem a possibilidade de comercializar as peças e determinar o seus preços. Caso a peça não seja vendida, será devolvida para o autor.

As inscrições podem ser feitas pela internet ou pelo correios, até o dia seis de abril. “A inscrição pela internet é mais rápida. Você faz tudo por lá mesmo: emite a certidão negativa no site da receita federal, e os outros documentos também disponíveis na internet. Depois é só enviar por anexo junto à ficha de inscrição e as fotos das obras. Quem optar por mandar pelo correio a demora e maior e mesmo assim terá que acessar a internet para imprimir a ficha de inscrição e os outros documentos exigidos”, comenta Adnea.

O site de inscrição pela internet é: sistemas.cultura.gov.br/propostaweb, e o link para a inscrição pelos correios: http://migre.me/igxxo.

A segunda opção é emitir o formulário impresso assim como os devidos anexos necessários à inscrição, e enviá-los pelo correio com a seguinte descrição: EDITAIS SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – MINISTÉRIO DA CULTURA SCS QUADRA 09 LOTE C ED. PARQUE CIDADE CORPORATE, TOORE B, 11º ANDAR BRASÍLIA DF. Para mais informações, envie sua questão para o e-mail: [email protected]