X

Cultura

Carros ferroviários históricos estão abertos a visitação a partir desta quinta em Santos

Para participar, basta retirar senha na recepção do Museu Pelé (gratuito)

Da Reportagem

Publicado em 08/02/2024 às 18:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Originalmente de propriedade da São Paulo Railway, os carros de passageiros estavam sob a posse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), guardados em um armazém na Lapa, na Capital / Divulgação/PMS

A Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) promove, nesta quinta-feira (8) visitas monitoradas aos carros ferroviários armazenados na Garagem do Valongo, das 11h às 16h, com saídas a cada hora. Para participar, basta retirar senha na recepção do Museu Pelé (gratuito).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Originalmente de propriedade da São Paulo Railway, os carros de passageiros estavam sob a posse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), guardados em um armazém na Lapa, na Capital. Em 2009, os carros receberam uma restauração completa mantendo todos os aspectos originais do início do século 20.

De 1909, o mais luxuoso é chamado de Presidencial, pois era utilizado para viagens inaugurais e com autoridades – ele transportou ex-mandatários do País como Getúlio Vargas, Afonso Pena e Washington Luís. Possui 16 poltronas estofadas e banheiro.

O carro Administrativo, de 1913, era utilizado em viagens de inspeção por técnicos e engenheiros ferroviários. Possui uma cauda panorâmica de vidro e capacidade para 23 pessoas.

 Já o Buffet Pullman, datado de 1922, foi usado pela São Paulo Railway até 1947, inclusive nas viagens regulares entre Santos e a Capital. Com capacidade para 14 pessoas, tem cozinha com bar e banheiro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

MANIFESTAÇÃO NA PAULISTA

Bolsonaro reúne milhares na Paulista e nega trama golpista

Bolsonaro disse ainda durante ato em São Paulo que tem levado 'pancadas' e falou em 'perseguição' contra ele

ATO NA PAULISTA

Tarcísio enaltece Bolsonaro e cobra segurança jurídica em discurso na Paulista

O governador Tarcísio de Freitas cobrou liberdade de expressão e segurança jurídica no País neste domingo (25) em discurso na avenida Paulista e celebrou o legado do ex-presidente Jair Bolsonaro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter