Cultura

Carros ferroviários históricos estão abertos a visitação a partir desta quinta em Santos

Para participar, basta retirar senha na recepção do Museu Pelé (gratuito)

Da Reportagem

Publicado em 08/02/2024 às 18:27

Compartilhe:

Originalmente de propriedade da São Paulo Railway, os carros de passageiros estavam sob a posse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), guardados em um armazém na Lapa, na Capital / Divulgação/PMS

A Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) promove, nesta quinta-feira (8) visitas monitoradas aos carros ferroviários armazenados na Garagem do Valongo, das 11h às 16h, com saídas a cada hora. Para participar, basta retirar senha na recepção do Museu Pelé (gratuito).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Originalmente de propriedade da São Paulo Railway, os carros de passageiros estavam sob a posse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), guardados em um armazém na Lapa, na Capital. Em 2009, os carros receberam uma restauração completa mantendo todos os aspectos originais do início do século 20.

De 1909, o mais luxuoso é chamado de Presidencial, pois era utilizado para viagens inaugurais e com autoridades – ele transportou ex-mandatários do País como Getúlio Vargas, Afonso Pena e Washington Luís. Possui 16 poltronas estofadas e banheiro.

O carro Administrativo, de 1913, era utilizado em viagens de inspeção por técnicos e engenheiros ferroviários. Possui uma cauda panorâmica de vidro e capacidade para 23 pessoas.

 Já o Buffet Pullman, datado de 1922, foi usado pela São Paulo Railway até 1947, inclusive nas viagens regulares entre Santos e a Capital. Com capacidade para 14 pessoas, tem cozinha com bar e banheiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter