Carro de Santos Dumont e Maria Fumaça recebem mutirão dos escoteiros neste sábado (28)

A iniciativa faz parte do projeto “História limpa, Memória eterna”

Comentar
Compartilhar
26 MAR 201515h06

Despertar valores cívicos e o respeito ao patrimônio histórico são alguns dos conceitos do projeto “História limpa, Memória eterna”, que será iniciado neste sábado (28), às 8h30, pelo Grupo Escoteiro Lobo Guará. A primeira atividade do projeto será realizar um mutirão de limpeza em dois dos principais monumentos históricos da Ilha de Santo Amaro: o carro fúnebre de Santos Dumont e a Maria Fumaça, ambos localizadas no cruzamento da Avenida Leomil com a Avenida Puglisi – Centro. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Cultura disponibilizará um representante para monitorar a limpeza do patrimônio histórico. A ação integra a comemoração de 10 anos do Grupo Escoteiro Lobo Guará, localizado no Jardim Conceiçãozinha. O projeto “História limpa, Memória eterna” também visa trabalhar o senso de responsabilidade individual e coletiva dos munícipes em relação à Cidade e seus equipamentos.

Os escoteiros optaram por esta ação em homenagem à popular Mariazinha das Flores, servidora pública falecida que, por muitos anos, limpou a Maria Fumaça e enfeitou seu entorno com flores. “Queremos despertar em nossos jovens e em toda a comunidade o sentimento de preservação, ressaltando a importância da história para nossa Cidade, o Brasil e o mundo”, afirma o diretor-presidente do grupo, Douglas Gonçalves.

Ao todo, 45 pessoas, com idade entre sete e 18 anos, participarão voluntariamente do mutirão.