X

Cultura

Carlos Villagrán, o Kiko, vem ao Brasil para o maior festival geek gratuito do país

3º Santos Criativa Festival Geek deve atrair mais de 70 mil pessoas e oferecerá centenas de atrações

Da Reportagem

Publicado em 05/11/2019 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ator Carlos Villagrán, que faz o papel de Kiko no seriado Chaves / Divulgação

De 14 a 17 de novembro, o Centro Histórico de Santos se transformará na capital geek do país: a terceira edição do Santos Criativa Festival Geek terá shows musicais, feiras de artigos geek, exposições de artistas de quadrinhos, campeonatos de videogame, concursos de cosplays e apresentações de grupos de K-Pop, além de workshops e painéis com personalidades nacionais e internacionais. Toda a programação é gratuita e são esperadas mais de 70 mil pessoas no evento: em 2018 o público foi de 45 mil participantes.

A principal estrela desta 3ª edição será o comediante mexicano Carlos Villagrán, o Kiko, que marcará presença nos dias 14 e 15 de novembro, fazendo a alegria de fãs do seriado "Chaves" de todas as idades.

DUBLADORES

Os fãs de "Chaves" ainda terão a chance de conferir o encontro dos dubladores Nelson Machado (Kiko), Cecília Lemes (Chiquinha), Carlos Seidl (seo Madruga) e Gustavo Berriel (seo Barriga e Nhonho).

Outro dublador confirmado no evento é Wirley Contaifer (Peter Paker/Homem Aranha).

TURMA DA MÔNICA

Para os leitores de quadrinhos um painel com a presença de Vitor Cafaggi, criador da webcomic 'Puny Parker' e das tirinhas 'Valente', que deu origem a uma série de livros. Ao lado de sua irmã, Lu Cafaggi, é responsável por 'Laços', que virou o filme "Turma da Mônica Laços", sucesso este ano. Em 2018 o Santos Criativa Festival Geek foi o primeiro evento no Brasil a realizar um painel com o elenco do filme. Na ocasião, participaram Laura Rauseo (Magali), Gabriel Moreira (Cascão) e Giulia Benite (Mônica).

DETETIVES DO PRÉDIO AZUL

Quem retorna também retorna é o ator santista Luciano Quirino, que em 2018 participou do painel sobre "Detetives do Prédio Azul 2" (no qual interpreta Ptolomeu, o pai do Bento) e agora falará do terceiro longa-metragem da franquia baseada na série televisiva de sucesso e também sobre sua participação na série "Carcereiros", entre outros trabalhos. Luciano tem mais de 30 anos de carreira de destaque em cinema, teatro e televisão. É o patrono do Santos Film Fest - Festival Internacional de Cinema de Santos, do qual batiza o troféu entregue anualmente aos homenageados e também está em uma estrela na Calçada da Fama do Roxy, concedida a ele na última edição do SFF. 

MÙSICA

Entre as atrações musicais destaque para banda Autoramas, trazendo o som que arrebatou fãs nos últimos 20 anos. 

FERNANDO CARUSO

Muitas atrações do festival já estão confirmadas, mas ainda há espaço para novos anúncios. O ator Fernando Caruso retorna e, mais uma vez, promete muita animação no meio da galera. Em um dos painéis, ele se juntará a Rafael Studart e Ulisses Mattos, formando assim "Os 3 Elementos", sucesso do site Caverna do Caruso. 

TERROR

O festival receberá o premiado diretor e roteirista Rodrigo Aragão - abordando as produções nacionais de terror.

GAMES

Quem curte jogar vídeo game também tem boas notícias: a área dedicada ao segmento no Museu Pelé terá mais jogos disponíveis para jogar de graça. A galera poderá também curtir os seis campeonatos que estarão rolando durante o festival, com os games Street Fighter V Arcade Edition, Mortal Kombat 11, FIFA20, Super Smash Bros Ultimate, Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends e Samurai Shodown. 

DIVERSIDADE

A Doca do Valongo vai se somar ao Arcos do Valongo e Museu Pelé como centro das principais atrações do SCFG. Um dos atrativos do novo local será um espaço por mulheres de Santos que produzem e consomem literatura, games, quadrinhos e tudo que engloba a cultura pop em geral.

WORKSHOPS

Como já virou tradição, a Estação do Valongo receberá os workshops, onde o público poderá aprimorar seus conhecimentos sobre os mais variados assuntos: maquiagem, efeitos especiais, storyboard, literatura, ficção científica, pod cast, games, jogos de tabuleiro, RPGs e criação de gibis.

Em frente à Estação do Valongo, entre os dias 15 e 17 de novembro, o público vai curtir os passeios do Bonde Geek, um tour de 5km pelos trilhos do Centro Histórico de Santos, recheados de surpresas e personagens do universo geek.   

DECORAÇÃO

Quem for ao evento ainda poderá se deparar com displays e pôsteres de futuros lançamentos como "Mulher Maravilha e "Aves de Rapina" (ambos da Warner),"Playmobil" e "Os Parças 2" (Paris Filmes), "Ford vs Ferrari" (Fox/Disney), entre outros, numa iniciativa do Cine Roxy.

UMA CIDADE GEEK

O Santos Criativa Festival Geek reforça a ligação da Cidade com a cultura pop. Em ranking divulgado em maio deste ano pela Amazon Brasil, Santos foi considerado o quarto município mais nerd/geek do País. A lista - com dados da varredura nas transações de cidades com mais de 100 mil habitantes - considerou a base per capita e as compras de livros, e-books, quadrinhos, brinquedos e games dos universos Star Wars, Game of Thrones, Harry Potter, Marvel e DC, entre outros assuntos relacionados ao segmento, no período entre abril de 2018 e abril de 2019.

Somando-se ao estudo da Amazon, a cultura geek na Cidade se faz presente durante todo o ano, em eventos como a Santos Comic Expo (maior convenção de quadrinhos do litoral paulista), o Palafita Com (primeiro a levar a cultura geek para o Dique da Vila Gilda, nas palafitas), as pré-estreias exclusivas do Cine Roxy (cinema de rua com 85 anos de existência) reunindo cosplayers, bandas, e diversas atrações, Anime Santos Geek Fest,  além de exposições, lançamento de jogos e encontros promovidos na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5 – Praia do Embaré), uma das únicas gibitecas públicas ainda em funcionamento no Brasil.

Santos também é destaque nas produções audiovisuais. Em 2015, o município recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Unesco, na categoria Cinema, tornando-se o único na América Latina com esse reconhecimento. Em 2020, a Cidade sediará o encontro mundial da Rede Cidades Criativas da Unesco.

A programação do Santos Criativa Festival Geek é concebida por uma curadoria que reúne produtores culturais, professores e artistas do segmento na cidade. As edições anteriores do festival foram abertas respectivamente por Mauricio de Sousa, o patrono do projeto, e a turma do Castelo Rá-Tim Bum. O festival tem por objetivo promover o intercâmbio entre artistas e profissionais de Santos e de outras localidades do Brasil e do exterior, incentivar a produção artística, movimentar a cadeia produtiva da região e propagar a cultura nerd e geek.

O evento é uma realização do Santos, Visitors & Convention Bureau, prefeitura de Santos e Governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac. Patrocínio: Usiminas, Rede Litoral de Supermercados, Kascão e Transbrasa. Apoio: Instituto Usiminas e DFS Gol Business. Apoio cultural: Grupo A Tribuna, Ibis Santos Valongo, Pens and Dolls, Gamer XP, Comix e Cine Roxy.

A programação completa do festival estará disponível, em breve, no www.santosgeek.com.br. Nas redes sociais acesse www.fb.com/santoscriativafestivalgeek e no Instagram: @festivalgeek.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter