X

Cultura

Bienal de SP reúne mais de 100 artistas com curadoria diversificada

Além dessas, foram montados 12 projetos individuais desenvolvidos diretamente pelo curador da bienal, Gabriel Pérez-Barreiro.

Agência Brasil

Publicado em 07/09/2018 às 22:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

33ª Bienal Internacional de São Paulo, com curadoria de Gabriel Pérez-Barreiro, no Parque do Ibirapuera. / Rovena Rosa/Agência Brasil

A 33ª edição da Bienal Internacional de Arte de São Paulo tem início hoje (3), no Parque Ibirapuera. Sob o título “Afinidades Afetivas”, a mostra deste ano traz uma proposta diversificada, ficando subdividida em sete mostras coletivas pensadas a partir de curadorias livres de artistas convidados.

Além dessas, foram montados 12 projetos individuais desenvolvidos diretamente pelo curador da bienal, Gabriel Pérez-Barreiro. No total, participam 103 artistas, fora as colaborações especiais em performances, com 600 trabalhos. O conjunto pode ser visto até 9 de dezembro no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.

Para elaboração do conceito deste ano, Barreiro pegou emprestado o título de um livro de 1809 do alemão Goethe. Na obra, o autor, segundo a análise de Barreiro, traz uma reflexão sobre como as preferências pessoais parecem determinadas por forças que vão além da simples compreensão racional. “Se nossos gostos e afinidades são governados por leis que não entendemos totalmente, talvez estejamos diante de um sistema de organização que não é exclusivamente moral ou cultural ou biológico, mas um estranho amálgama dos três, no qual nossas afinidades, sejam elas conscientes ou inconscientes, nos conduzem”, reflete no texto de apresentação do projeto de curadoria.

A partir da obra de Goethe, Barreiro chega à teoria do crítico Mário Pedrosa sobre como o espectador constrói ativamente o entendimento sobre a arte em um diálogo entre a própria construção como ser humano e os trabalhos colocados diante dele. “Para Pedrosa, a arte devia ser julgada essencialmente em termos de sua capacidade de criar uma relação produtiva entre a intenção do artista e a sensibilidade do espectador”, enfatiza.

Pensando em uma proposta mais plural, que valorize essa diversidade de entendimentos, o curador chegou ao formato em que a mostra não é organizada em torno de um conjunto único de questões. “Espero mostrar como os artistas constroem suas genealogias e sistemas para entender suas próprias práticas em relação às de outros artistas”, explica.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter