Bandas Marciais Estudantis exibem talento na Arena Santos

Promovida pela Seduc (Secretaria de Educação), a iniciativa é fruto do projeto ‘Para Ver a Banda Tocar’, realizado há nove anos dentro do programa Escola Total.

Comentar
Compartilhar
25 NOV 201310h44

Com o intuito de resgatar a tradição das bandas de fanfarra e promover o intercâmbio entre as escolas envolvidas, ocorreu no último sábado (23), no Ginásio Arena Santos, o ‘1º Encontro de Bandas Marciais Estudantis’.

Promovida pela Seduc (Secretaria de Educação), a iniciativa é fruto do projeto ‘Para Ver a Banda Tocar’, realizado há nove anos dentro do programa Escola Total. O evento contou com a presença de autoridades, diretores, professores, alunos, familiares e público em geral. Cada banda, formada em média por 35 componentes, apresentou de duas a três musicas, com repertório eclético, abrangendo composições tradicionais e do cenário pop nacional e internacional.

A abertura ficou por conta da UME José Carlos de Azevedo Jr., que interpretou o hino nacional e as músicas ‘Asa Branca’, ‘Barril de Chope’ e ‘Valsa da Despedida’. Integrante da banda, o aluno Piter de Souza, de 11 anos, começou a tocar caixa este ano e estava ansioso para se apresentar. “Escolhi esse instrumento porque gosto do som e pretendo continuar no projeto por bastante tempo”, afirmou o instrumentista mirim.

Cada banda, formada em média por 35 componentes, apresentou de duas a três musicas, com repertório eclético

De acordo com Renata Spinelli, coordenadora geral do projeto ‘Para Ver a Banda Tocar’, o encontro deve ser repetido mais vezes. “Essa experiência trouxe um intercâmbio incrível entre os alunos. Agora a ideia é expandir as apresentações, levando as bandas para as ruas”. No total, participaram 16 grupos de unidades municipais, além de convidados. O encerramento ficou a cargo da Banda Marcial da Seduc, criada em abril deste ano.

Fotos: Raimundo Rosa