Audiência da Cadeia Velha é marcada para o dia 6 no Guarany

Presença do secretário estadual de Cultura, Marcelo Mattos Araújo, é esperada no encontro

Comentar
Compartilhar
01 MAI 201500h11

A informação é extraoficial, mas a nova audiência pública para debater o destino do prédio da Cadeia Velha, localizada na Praça dos Andradas, no Centro da Cidade, será na próxima quarta-feira (6), às 19 horas, no Teatro Guarany – Praça dos Andradas, 100. O secretário estadual de Cultura, Marcelo Mattos Araújo, deve comparecer ao encontro.

Na audiência da Câmara, ocorrida na última terça-feira (28), os artistas e simpatizantes da área cultural saíram frustrados não só pela falta do secretário de Cultura de Santos, Fábio Nunes, o professor Fabião, como pela descoberta de que as obras de recuperação do prédio só serão finalizadas em fevereiro de 2016 e também que a Administração Paulo Alexandre Barbosa ainda não tem ideia formada sobre o que fazer com o espaço. 

Artistas aguardam a presença do secretário de estado, na próxima quarta-feira (Foto: Matheus Tagé/DL)

A entrega da obra da Cadeia estava prevista para outubro próximo. Porém, após visita técnica ao equipamento na última segunda-feira (27), o novo prazo foi dado. Na última audiência, a Prefeitura não descartou a possibilidade do equipamento se tornar um museu (intenção já rechaçada pelo Movimento Teatral de Santos); ratificou que o destino da Cadeia Velha ainda é indefinido e que a proposta final será forjada na audiência do dia 6, que deve contar com a participação de representantes do Estado, gestor do equipamento.

Cadeia

A Cadeia Velha está fechada desde 2012. O Estado quer transformar o espaço em mais um museu. Ontem, os artistas e agitadores culturais insistiram na ideia de manter o local para a realização de mostras, oficinas, peças teatrais e iniciativas relacionadas às Oficinas Culturais Pagú. O Governo Estadual investiu em março desse ano uma verba de R$ 7,5 milhões para obras de restauro realizadas pelas empresas Erbauen e Gepas.