Coral Canto Mágico, que se tornou uma referência regional e estadual, é patrocinado pela Petrobrás desde sua criação / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Coral Canto Mágico encerra as comemorações dos seus 25 anos de existência com o espetáculo de encerramento de ano das crianças e adolescentes Mágicas Musicais. Todas as apresentações são abertas ao púbico. O patrocínio é da Petrobras/ Governo Federal, por meio do programa Petrobras Socioambiental. Apoio Rotary Cubatão e Prefeitura de Cubatão.
No dia 28/11, às 19h30 é a vez das crianças e jovens entrarem em cena, com o espetáculo Mágicas Musicais: nasce uma ideia. Ambas no Bloco Cultural de Cubatão (Praça dos Emancipadores s/nº). Em 04 de dezembro, às 19h30, o espetáculo se apresentará no Teatro Municipal Procópio Ferreira, na Enseada, Guarujá e dia 09, às 17h30, haverá uma apresentação na Câmara Municipal de Santos (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 01, Vila Nova).
Continua depois da publicidade
História
Com mais de 20 apresentações por ano, o coral encanta por onde passa. O Canto Mágico foi criado em 23/jun/94, pelo qual já passaram mais de 2 mil crianças e jovens de 6 a 17 anos. O projeto é patrocinado pela Petrobras / Governo Federal e tem apoio do Rotary Club de Cubatão e da Prefeitura de Cubatão. Atualmente, é composto por 65 coralistas, e cerca de 10 profissionais que atuam em diversas áreas – regência, aulas, coordenação, administrativo e comunicação. Entre os profissionais, está Juliana Góes Ramos, que iniciou como coralista, foi pianista e hoje é atual regente.
Continua depois da publicidade
Com uma metodologia própria, o coral não realiza testes para inserção de novos coralistas. “Realizamos uma audição com todos os interessados para classificar o timbre vocal. Não reprovamos nenhuma, pois não existe criança desafinada, mas em desenvolvimento. Quanto mais ela tiver contato com a música, mais ela desenvolverá a aptidão”, explicou Sônia Onuki, coordenadora do Projeto.
Os ensaios começaram no antigo Conservatório Municipal (hoje Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva), passando pela UME Minas Gerais e, há doze anos, é realizado no Rotary Club de Cubatão, na Vila Nova. Os coralistas têm aulas de técnica vocal, percussão corporal, expressão cênica, além dos ensaios de repertório. Além do coral, a associação passou a atuar com a capacitação de educadores em Música e Cênica.