X

Cultura

Agenda Tarsila: confira os eventos que irão homenagear Oswald de Andrade em seu aniversário

Oficinas culturais, lançamento de livros e palestras sobre o artista são algumas das atrações

Da Reportagem

Publicado em 11/01/2022 às 17:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Oswald de Andrade nasceu no dia 11 de janeiro e morreu aos 64 anos / Reprodução

 Oswald de Andrade nasceu no dia 11 de janeiro. Sua vida foi breve - morreu com 64 anos -, mas o legado que o modernista deixou ao país é enorme. E para celebrar a data, a Agenda Tarsila mapeou atividades culturais que colocam o poeta, dramaturgo e escritor como protagonista. Confira: 

     Oficina Cultural convida Marília de Andrade, filha de Oswald, para falar sobre sua trajetória na dança e curadoria da obra paterna

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove roda de conversa De Marilia para Oswald – Memórias e Encontros Entre Dança, Teatro e Literatura. Nesta conversa, Marília de Andrade apresenta um pouco de sua trajetória artística na dança e as reverberações decorrentes da figura de seu pai, Oswald de Andrade. A mediação será de Cássia Navas. Os inscritos receberão o link de acesso do Zoom para acompanhar a conversa no próprio dia da atividade. A atividade ocorre em 18 de fevereiro.

     Rudá K. Andrade faz lançamento do livro 'A Arte de Devorar o Mundo', inspirado nas aventuras gastronômicas do avô

Rudá K. Andrade faz lançamento do livro Arte de Devorar o Mundo – Aventuras Gastronômicas de Oswald de Andrade, inspirado nas histórias pessoais do avô. A publicação tem como ingrediente principal o autor antropófago que embalou o modernismo brasileiro nos anos 20. Basta repararmos na silhueta de Oswald de Andrade para notarmos sua farta ligação com os prazeres da boa mesa. Sua forma rechonchuda inspira-nos a investigar, sob um prisma especial, a história desse escritor brasileiro que engolia a vida como se fosse um banquete. O recorte culinário da biografia e obra do escritor leva a digerir uma peculiar reflexão sobre a trajetória e legado literário de Oswald de Andrade. Uma abordagem sobre o autor que leva o leitor a saborear as aventuras gastronômicas de Oswald e sentir o cheiro do banquete artístico modernista da década de 1920. O lançamento e a roda de conversa será no espaço do Café Colombiano, onde serão preparados alguns pratos descritos no livro. O evento ocorre em 19 de fevereiro, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo.

     Oficina Cultural promove curso que discute o teatro e modernismo de Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove o curso Teatro e Modernismo: Oswald de Andrade. Esta oficina tem como objetivo promover a apresentação do Teatro Oswaldiano a partir da perspectiva da historiografia e da crítica literária. As aulas serão ministradas por Flávio de Castro.O evento ocorre de 14 a 17 de fevereiro, das 17h às 19h.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

     Oficina de Direção e Interpretação Teatral abordará processo de adaptação da peça 'A Morta', de Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove a Oficina de Direção e Interpretação Teatral : A Morta (Projeto Didática da Encenação) até maio. Ela abordará o processo de criação, adaptação e encenação do texto teatral A Morta, de Oswald de Andrade, por meio de estudos teóricos, aulas práticas e experimentações de cenas. Uma vez selecionados, os participantes dessa oficina farão parte do processo de criação da peça, na composição do elenco ou como assistentes de direção. Serão proporcionados laboratórios de direção de arte, camarins, figurinos e adereços, cenografia, iluminação, trilha sonora, preparação vocal e corporal e produção. A proposta contempla ainda uma série de ações formativas abertas que complementam o trabalho de pesquisa e a programação que celebra o centenário da Semana de Arte Moderna. O evento ocorre de 17 de janeiro a 28 de maio na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo.

     Ateliê ensina a criação cenográfica e usa como base a peça 'A Morta', de Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove o Ateliê de Cenografia e Cenotécnica: A Morta (Projeto Didática da Encenação) até maio. Ele contempla a montagem de um espetáculo teatral, a partir da integração de diversas oficinas, cada qual abordando uma área específica da criação cênica. Para esta edição, convidamos Cacá Toledo, da Cia Aberta de Teatro, para a direção, em um projeto de encenação do texto teatral A Morta, de Oswald de Andrade, que terá duração de 5 meses, com a temporada de estreia prevista para maio, ocupando, de maneira itinerante, os distintos espaços da Oficina Cultural Oswald de Andrade. A cenografia da peça ficará por conta de Murillo Carraro, que conduzirá um ateliê durante todo o processo criativo, colaborando para a estruturação de elementos cenográficos e estruturas cênicas. Este chamamento é destinado aos interessados em acompanhar como estagiários da área. O evento ocorre de 17 de janeiro a 28 de maio na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo.

As inscrições podem ser feitas até 22 de janeiro. 

     Oficina ensina a compor trilha sonora de peça teatral de Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove o Ateliê de Direção Musical e Trilha Sonora: A Morta (Projeto Didática da Encenação) até maio. A direção musical e a trilha sonora serão conduzidas por Felipe Antunes, que desenvolverá um ateliê de criação durante todo o processo de montagem da peça. Este chamamento é destinado àqueles que desejam atuar como estagiários na área. O projeto Didática da Encenação contempla a montagem de um espetáculo teatral, a partir da integração de diversas oficinas, cada qual abordando uma área específica da criação cênica. Para esta edição, convidamos Cacá Toledo, da Cia Aberta de Teatro, para a direção, em um projeto de encenação do texto teatral A Morta, de Oswald de Andrade, que terá duração de 5 meses, com a temporada de estreia prevista para maio, ocupando, de maneira itinerante, os distintos espaços da Oficina Cultural Oswald de Andrade. O evento ocorre de 17 de janeiro a 28 de maio na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo.

As inscrições podem ser feitas até 22 de janeiro. 

     Oficina Cultural promove ateliê de iluminação de teatro para peça de Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove o Ateliê de Iluminação: A Morta (Projeto Didática e Encenação) até maio. A criação de luz ficará por conta de Aline Santini, que conduzirá um ateliê de iluminação durante todo o processo. Este chamamento é destinado aos interessados em acompanhar como estagiários da área. O projeto Didática da Encenação contempla a montagem de um espetáculo teatral, a partir da integração de diversas oficinas, cada qual abordando uma área específica da criação cênica. Para esta edição, convidamos Cacá Toledo, da Cia Aberta de Teatro, para a direção, em um projeto de encenação do texto teatral A Morta, de Oswald de Andrade, que terá duração de 5 meses, com a temporada de estreia prevista para maio, ocupando, de maneira itinerante, os distintos espaços da Oficina Cultural Oswald de Andrade. O evento ocorre de 17 de janeiro a 28 de maio na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo.

As inscrições podem ser feitas até 22 de janeiro. 

     Oficina ensina preparação corporal e direção de movimento para peça de Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove o Ateliê de Preparação Corporal e Direção de Movimento: A Morta (Projeto Didática da Encenação) até maio. Para tanto, foram convidados Cláudia Nwabasili e Roges Douglas da Cia Pé no Mundo, que conduzirão um ateliê durante o processo de criação da peça. Este chamamento é destinado aos interessados em acompanhar como estagiários da área de dança. O projeto Didática da Encenação contempla a montagem de um espetáculo teatral, a partir da integração de diversas oficinas, cada qual abordando uma área específica da criação cênica. Para esta edição, convidamos Cacá Toledo, da Cia Aberta de Teatro, para a direção, em um projeto de encenação do texto teatral A Morta, de Oswald de Andrade, que terá duração de 5 meses, com a temporada de estreia prevista para maio, ocupando, de maneira itinerante, os distintos espaços da Oficina Cultural Oswald de Andrade. O evento ocorre de 17 de janeiro a 28 de maio na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo.

As inscrições podem ser feitas até 22 de janeiro. 

     Oficina Cultural promove ateliê de produção de peça escrita por Oswald de Andrade

A Oficina Cultural Oswald de Andrade promove o Ateliê de Produção: A Morta (Projeto Didática e Encenação) até maio. A direção de produção será feita pela Movicena, com coordenação de Jota Rafaelli e Rafael Petri. Ao longo do processo de criação será realizado um ateliê contemplando as etapas e ações de produção. Este chamamento é destinado aos interessados em acompanhar como estagiários da área. O projeto Didática da Encenação contempla a montagem de um espetáculo teatral, a partir da integração de diversas oficinas, cada qual abordando uma área específica da criação cênica. Para esta edição, convidamos Cacá Toledo, da Cia Aberta de Teatro, para a direção, em um projeto de encenação do texto teatral A Morta, de Oswald de Andrade, que terá duração de 5 meses, com a temporada de estreia prevista para maio, ocupando, de maneira itinerante, os distintos espaços da Oficina Cultural Oswald de Andrade. O evento ocorre de 17 de janeiro a 28 de maio na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na rua Três Rios, 363, no Bom Retiro, em São Paulo.

As inscrições podem ser feitas até 22 de janeiro. 

Sobre a Agenda Tarsila

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto "Modernismo Hoje", concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto disponibilizará ainda conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte. Para mais informações sobre os eventos, acesse o site do projeto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Mega-Sena no concurso 2721, nesta terça (7)

O prêmio é de R$ 37.000.000,00

Bertioga

Avenida Bruno Covas ficará interditada até o dia 10, em Bertioga

Cronograma de execução das obras pode sofrer alterações devido às condições climáticas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter