X

Cultura

Aberta em Cubatão a exposição A Bola é um Mundo

A exposição, que conta com 30 painéis fotográficos, poderá ser vista no Novo Anilinas até 3 de agosto

Publicado em 06/06/2014 às 13:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Três artes se juntaram para garantir o sucesso da abertura da exposição "A Bola é um Mundo", ocorrida nesta quinta-feira (5) no complexo multimídia do Novo Anilinas, em Cubatão. As fotos de Caio Vilela, uma apresentação musical em homenagem ao futebol... e o próprio futebol, dos craques que fizeram a fama internacional do Brasil e da nova geração, que já conquista suas primeiras vitórias.

A cerimônia de abertura da exposição fotográfica foi aberta pela secretária municipal de Esportes e Lazer, Renèe Castro Fernandes, que - ao lado do titular de Cultura, Welington Borges - citou o tema dos 30 painéis fotográficos expostos: "Vemos aqui imagens de grandes pontos turísticos do mundo onde, mesmo assim, aparece uma oportunidade de surpreendermos pessoas brincando com a bola de futebol, em cenas que encantam a todos".

Luiz Ernesto Figueiredo (Neto), gerente do Sesc-Santos, que organizou a exposição em parceria com a Prefeitura, enfatizou o papel de sua organização no apoio aos grandes eventos da região, e deu o tom da noite, ao lembrar a confluência das três artes no evento: Fotografia, Música e Futebol. Como foi lembrado, aliás, após o término desta mostra, em agosto, a estrutura de apoio ficará permanentemente no local, para a realização de outras exposições.

Os vereadores Fábio Moreira (segundo secretário da Câmara, representando o Legislativo Municipal) e Fabio Inácio parabenizaram a parceria Sesc-Prefeitura pela exposição.

Já o prefeito Wagner Moura lembrou do tempo em que, criança, ia ver no campo do Santos F. C. os seus ídolos jogarem e fazerem História, mostrando-se feliz por reunir neste evento não só os mestres de outrora como a nova geração de esportistas, ainda na fase escolar, e que tem naqueles craques um bom exemplo a seguir. Wagner elogiou a organização da mostra e fez questão de reunir para fotos os antigos e os novos futebolistas.

Exposição vai até o dia 3 de agosto, no Novo Anilinas (Foto: Joyce Castro)

Referindo-se ao jogo de futebol de veteranos que completaria o evento, disse ter sido procurado por diversas pessoas, ao chegar ao local, pedindo-lhe que organize em Cubatão um torneio com a participação dos craques de outros grandes times do passado.

Homenagens

Foram entregues em seguida os prêmios Mérito Desportivo e personalidades e entidades que se destacaram no setor. O treinador das equipes Sub-15 e Sub-17 do Grêmio Esportivo Aymoré de Cubatão, Wendel Marques dos Santos, recebeu seu prêmio e também foi portador do prêmio destinado ao presidente do clube, Carlos Alberto Copello dos Santos (Gaúcho), que não pôde comparecer. Foram também homenageados Paulo José dos Santos, da Associação Desportiva Cubatense; Antonio Lima de Souza, presidente do Vera Cruz Futebol Clube, e Ivonaldo Aluízio Oliveira da Silva, da Escolinha de Futsal Inove Futebol Arte, que também ficou impossibilitado de participar da cerimônia.

O prêmio também foi entregue às equipes do Colégio Objetivo Cubatão (finalista) e UME Dr. Ulysses Guimarães (semifinalista), pelos excelentes resultados obtidos na Copa TV Tribuna de Futsal Escolar. O Objetivo foi representado por Luciana Nascimento e a escola Ulysses Guimarães pelo professor/técnico Welinghton Ribeiro Silveira.

Foram então homenageados os times Master do Santos Futebol Clube (representado pelo craque Everaldo) e do Sport Club Corinthians Paulista (representado pelo jogador Ataliba). Além deles, participaram da cerimônia os veteranos Nilson, Geraldão, João Paulo, Gilberto Costa, Serginho Chulapa, Adilson, Mauro, Edu, Célio, Dagoberto, Badeco, Negreiros, Wilsinho, Neto, Toninho Carlos e Aguinaldo.

As outras artes - Após a abertura solene da exposição, que incluiu um coquetel para os participantes, foi realizado um espetáculo musical, com os temas que embalaram as grandes conquistas futebolísticas, a cargo de Nadja Soares, Kleber Serrado, Sambalia Trio e Bruno Conde.

Na quadra coberta de futebol de salão, ocorreu uma partida amistosa, entre as equipes da UME Dr. Ulysses Guimarães 6 x 1 Colégio Objetivo, com o prefeito Wagner Moura dando o pontapé inicial. Em seguida, foi a vez dos antigos craques do Santos mostrarem sua categoria, numa partida amistosa com os jogadores veteranos do Corinthians, com grande torcida de ambos os lados.

O evento contou com a presença de secretários municipais; dos vereadores Ivan Hildebrando, Fábio Moura, Fábio Inácio, Fábio Moreira (Roxinho), Adeildo Heliodoro dos Santos (Dinho); e de Regiane Galante e Fábio Henrique Miranda dos Anjos (representando o Sesc-S. Paulo).

Até agosto

O público terá até o dia 3 de agosto para visitar a exposição, sempre de terça-feira a domingo, das 10 às 21 horas, com entrada gratuita. São 30 fotos que mostram o futebol ao redor do planeta, com imagens de povos de diversas regiões praticando o futebol nas ruas, longe dos holofotes dos estádios ou da mídia. A exposição reune histórias e imagens de lugares como Tibete, Antártida, China, Irã, Egito e outros, mostrando que a paixão pelo futebol é capaz de unir diferentes povos.

O resultado do trabalho é rico, autêntico e espontâneo, a partir de situações inusitadas, mostrando a arte que existe na simplicidade dos jogos improvisados, em campinhos de terra batida ou em ruelas e becos espalhados por todos os continentes. Esse trabalho também pode ser conferido no livro "Futebol sem fronteiras - Retratos da bola ao redor do mundo", da editora Panda Books, idealizado por Caio Vilela em 2004, com um acervo de imagens produzidas em 53 países.

Caio Vilela é paulistano e percorre as grandes ciades e cantos remotos do planeta em busca de algo que não se oferece à primeira vista ou ao olhar descuidado. Ele mantém suas lentes focadas em registrar a arte presente no cotidiano. O fotógrafo viaja pelo mundo com bagagem de mão e um comportamento discreto, misturando-se ao povo local enquanto trabalha. Suas imagens resgatam culturas e costumes incomuns. Já teve trabalhos publicados na Folha de S. Paulo, National Geographic, Rolling Stone, Elle, Trip, Playboy, Superinteressante e outras publicações.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Polícia Militar encontra três corpos em comunidade no Guarujá

Os cadáveres foram encontrados a partir de uma denúncia anônima feita a corporação

Cotidiano

Anchieta e Imigrantes têm lentidão para quem vai subir ou descer; veja trechos

O tempo está encoberto com chuva em pontos isolados, neblina no topo de serra e Interligação, onde a visibilidade é parcial

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter