X

Cultura

2º Festival Geek agita o Centro Histórico em novembro

A expectativa é de que público supere as 27 mil pessoas reunidas na edição de estreia do festival, no ano passado

Da Reportagem

Publicado em 02/10/2018 às 22:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Evento será realizado entre os dias 1º e 4 de novembro / Divulgação/PMS

Santos vira a capital nacional da cultura geek com a chegada da 2º Santos Criativa Festival Geek, maior evento gratuito do segmento no País, que levará ao Centro Histórico, entre os dias 1º e 4 de novembro, dezenas de atrações ligadas ao mundo dos games, animes, seriados, livros, redes socais e quadrinhos. Duas das mais imponentes construções da região central, o Museu Pelé e o espaço de eventos Arcos do Valongo, serão transformadas nos QGs do festival, onde haverá shows musicais, feira de artigos geek, exposições de artistas de quadrinhos, campeonatos de videogame, batalhas medievais, concursos de cosplays e apresentações de K-Pop, além de workshops e painéis com personalidades nacionais e internacionais.

A expectativa da Secretaria Municipal de Cultura, organizadora do evento, é de que público supere as 27 mil pessoas reunidas na edição de estreia do festival, no ano passado. Toda a programação está sendo concebida por uma curadoria formada por agentes culturais santistas do setor. Serão mais de 100 profissionais envolvidos.

"Buscamos incentivar e promover ações que contribuam para o crescimento cultural, turístico e econômico da Cidade. O universo geek é capaz de contribuir em todas essas vertentes e o festival garante à população o acesso à cultura e à informação", afirma o secretário de Cultura, Rafael Leal.

Em ranking divulgado no último mês de maio pela Amazon, Santos é considerada a quarta cidade mais nerd do Brasil. Também é destaque no empreendedorismo voltado para tecnologia e, em 2020, sediará como Cidade Criativa em Cinema, o encontro da Rede Cidades Criativas da Unesco. Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral), o setor geek gera R$ 18 bilhões para economia nacional por ano.

O que ocorre em cada local

Casa do Rei do Futebol, o Museu Pelé vai receber a arena de games, onde serão disputados os campeonatos de League of Legends (PC), Street Fighter V, Dragon Ball Figther Z e Fifa, todos para PS4. O prédio terá também um espaço de free play, games retrô e arcade, assim como local para disputas de Just Dance, além de um miniestúdio para transmissões ao vivo no espaço Youtuber Por Um Dia.

Já os 4 mil m² do Arcos do Valongo receberão os shows musicais e os principais painéis do evento, que vão reunir o público para animados bate-papos e sessões de autógrafos, além de praça de alimentação. Também abriga a feira de artigos geek, onde o público poderá adquirir camisetas, bonecos, canecas, games, livros e itens deste segmento da cultura pop.

As ruas do Valongo também entram na festa e serão ocupadas com atividades e passeios temáticos na Linha Turística do Bonde. A programação completa e o prazo de inscrições para os campeonatos de games e workshops serão divulgados em breve. Outras novidades podem ser conferidas no www.fb.com/santoscriativafestivalgeek. O Museu Pelé fica no Largo Marquês de Monte Alegre, 1. Já o espaço Arcos do Valongo, na Rua Comendador Neto, 3.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Negou

Ex-prefeito Bili garante que não houve dolo e que vai recorrer de decisão

O juiz Leonardo de Mello Gonçalves, da Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), condenou o ex-prefeito Luis Cláudio Bili Lins da Silva por improbidade administrativa e dano ao erário

Itanhaém

Vamos ajudar? Banco de leite materno de Itanhaém precisa de doações

O alimento pode ser compartilhado para ajudar a salvar a vida de diversos bebês na UTI Neonatal

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter