X

Cultura

2º FLI: Festa literária do Vale do Ribeira começa dia 15 de maio

Promovido pela Oficina Cultural, o 2º FLI entra para o calendário oficial da cidade trazendo palestras, lançamento de livro e shows gratuitos

Publicado em 23/04/2014 às 16:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Oficina Cultural Gerson de Abreu – unidade da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – promove, entre 15 e 17 de maio, o 2º Festival Literário de Iguape, com o apoio da Prefeitura Municipal da cidade. A programação da festa literária do Vale do Ribeira conta palestras, workshops, lançamento de livro e shows gratuitos de Arnaldo Antunes e Gabriel Sater.

Abrindo o evento na quinta-feira (15) com a palestra “Poesia e Consciência da Linguagem”, Frederico Barbosa, poeta, professor de literatura e diretor da Casa das Rosas, discorrerá sobre o uso original e criativo dos processos tradicionais na elaboração poética.

No mesmo dia, o mestre zen-budista Dosho Saikawa lança o livro “A Jornada de Tarô”, e participa de um bate-papo com o público mediado pela tradutora Heloisa Prieto.

No fim da tarde, o jornalista e escritor Rogério Pereira ministra a palestra “Ler para Viver”, onde falará sobre suas experiências como leitor e sobre as ações que vem desenvolvendo na Biblioteca Pública do Paraná e como editor do jornal literário Rascunho.

A palestra precede o encontro “O Processo Criativo de Lourenço Mutarelli”. Com mediação do poeta e jornalista Reynaldo Damazio, o escritor e quadrinista falará sobre quadrinhos, e suas experiências em áreas como cinema e teatro. O dia se encerra com o espetáculo “Sombras na Arquitetura – Muito Mais Vida Severina”, da Cia. Quase Cinema.

A programação da festa literária do Vale do Ribeira conta palestras, workshops, lançamento de livro e shows gratuitos de Arnaldo Antunes e Gabriel Sater (Foto: Divulgação)

Os palhaços performers Caco Mattos, Fani Feldman e Bruno Monteiro realizam, ao longo do dia e também no dia 16, o “Guarda-Chuva Poético com Pílulas Cômicas” uma intervenção artística que reúne a linguagem do clown à poesia oral e imagética, num conjunto de ações cênicas interativas pautadas pelo improviso.

Na sexta-feira (16), a Cia. Quase Cinema coordena a oficina “Teatro de Sombras para Professores e Alunos.  Em seguida, o poeta e diretor da Casa Guilherme de Almeida dará a palestra “O Haicai no Brasil”, destacando autores e tradutores como Guilherme de Almeida e Paulo Leminski. No mesmo dia, os escritores J. Modesto e Oscar Nestarez darão a palestra “O Medo na Literatura”, com mediação do escritor Silvio Alexandre.

Encerrando as palestras do dia, no encontro “O Processo Criativo de Paulo Cesar de Araújo” o autor do polêmico “Roberto Carlos em Detalhes”, contará como é o seu processo de produção de uma biografia. A mediação será feita por Reynaldo Damazio. O dia termina com os shows dos Jovens da Juréia e do grupo Pindorama.

No dia 18, a criançada poderá participar da “Oficina de Confecção de Monstros”, coordenada pela artista plástica Gabriela Sacchetto e pelo ilustrador Jonas Meirelles. O “Workshop de Tirinhas em Quadrinhos” acontece em seguida,sob coordenaçãodo jovem quadrinista, Pedro Cobiaco. À noite, o jornalista, escritor e apresentador do programa Metrópolis (TV Cultura)  Manuel da Costa Pinto ministra a palestra “A Viagem de Albert Camus e Oswald de Andrade a Iguape”.

Encerrando a programação,a Oficina Cultural Gerson de Abreu recebe no palco Gabriel Sater, com o show “Indomável “ (Foto: Divulgação)

Encerrando a programação,a Oficina Cultural Gerson de Abreu recebe no palco Gabriel Sater, com o show “Indomável “. O músico e ator – que interpreta o personagem Viramundo da novela “Meu pedacinho de chão” (Rede Globo), de Benedito Ruy Barbosa –  apresentará as composições de seu novo CD, além de temas instrumentais internacionais e de canções brasileiras célebres.

Em seguida, Arnaldo Antunes traz o show “Dois Violões”. O poeta e ex-titã apresentará composições próprias, como “Não Vou Me Adaptar” e “O Pulso”, e canções escritas em parceria com Paulo Miklos (“Fim do Dia”), Marisa Monte e Carlinhos Brown (“Consumado”), entre outros artistas. 

Para mais informações sobre a programação do 2º Festival Literário de Iguape, acesse o site das Oficinas Culturais: http://www.oficinasculturais.org.br/programacao/ver.php?idoficina=13

 Arnaldo Antunes traz o show “Dois Violões”. O poeta e ex-titã apresentará composições próprias, como “Não Vou Me Adaptar” e “O Pulso”, e canções escritas em parceria com Paulo Miklos (“Fim do Dia”), Marisa Monte e Carlinhos Brown (“Consumado”), entre outros artistas (Foto: Divulgação)

Programação:

Dia 15 - quinta-feira
(Durante todo o dia)
PROJETO DE INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: GUARDA-CHUVA POÉTICO COM PÍLULAS CÔMICAS
Palhaços performers: Caco Mattos, Fani Feldman e Bruno Monteiro
Evento aberto ao público

11h às 12h30
PALESTRA: POESIA E CONSCIÊNCIA DA LINGUAGEM
Palestrante: Frederico Barbosa
50 lugares
Entrada franca

14h às 15h30
LANÇAMENTO DO LIVRO “A JORNADA DE TARÔ” E BATE-PAPO COM DOSHO SAIKAWA
Autor convidado: Dosho Saikawa
Mediação e tradução: Heloisa Prieto
50 lugares
Entrada franca

16h às 17h30
PALESTRA: LER PARA VIVER
Palestrante: Rogério Pereira
50 lugares
Entrada franca

20h às 21h30
ENCONTRO: O PROCESSO CRIATIVO DE LOURENÇO MUTARELLI
Palestrante: Lourenço Mutarelli
Mediação: Reynaldo Damazio
50 lugares
Entrada Franca

21h40
ESPETÁCULO: SOMBRAS NA ARQUITETURA – MUITO MAIS VIDA SEVERINA
Cia. Quase Cinema
Entrada franca

Dia 16 – sexta-feira
(Durante todo o dia)
PROJETO DE INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: GUARDA-CHUVA POÉTICO COM PÍLULAS CÔMICAS
Palhaços performers: Caco Mattos, Fani Feldman e Bruno Monteiro
Evento aberto ao público

10h30 às 11h45
OFICINA: TEATRO DE SOMBRAS PARA PROFESSORES E ALUNOS
Coordenação: Cia Quase Cinema
Indicação: educadores, crianças a partir de 7 anos e demais interessados
30 lugares
Gratuito

13h30 às 15h
PALESTRA: O HAICAI NO BRASIL
Palestrante: Marcelo Tápia
50 lugares
Entrada franca

16h às 17h30
PALESTRA: O MEDO NA LITERATURA
Palestrantes: J. Modesto e Oscar Nestarez
Mediação: Silvio Alexandre
50 lugares
Entrada franca

20h às 21h30
ENCONTRO: O PROCESSO CRIATIVO DE PAULO CESAR DE ARAÚJO
Palestrante: Paulo Cesar de Araújo
Mediação: Reynaldo Damazio
50 lugares
Entrada franca

21h40
SHOW: JOVENS DA JUREIA
Evento aberto e gratuito

22h
SHOW: GRUPO PINDORAMA
Evento aberto e gratuito

Dia 17 - sábado
14h às 17h30
OFICINA DE CONFECÇÃO DE MONSTROS
Coordenação: Gabriela Sacchetto e Jonas Meirelles
Indicação: crianças a partir de 7 anos
30 lugares
Gratuito

17h30 às 19h30
WORKSHOP DE TIRINHAS EM QUADRINHOS
Coordenação: Pedro Cobiaco
Indicação: interessados a partir dos 13 anos
10 lugares
Gratuito

20h às 21h30
PALESTRA: A VIAGEM DE ALBERT CAMUS E OSWALD DE ANDRADE A IGUAPE
Palestrante: Manuel da Costa Pinto
50 lugares
Entrada franca

21h40
SHOW: GABRIEL SATER
Evento aberto e gratuito

22h50
SHOW: ARNALDO ANTUNES
Evento aberto e gratuito

No dia 18, a criançada poderá participar da “Oficina de Confecção de Monstros”, coordenada pela artista plástica Gabriela Sacchetto e pelo ilustrador Jonas Meirelles (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter