X

Cultura

18º Fescete comemora a maioridade em todos os cantos de Santos

Festival pioneiro do gênero no País é realizado entre 13 e 27 de junho

Publicado em 11/06/2014 às 15:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Alcançando a maioridade, o 18º Fescete – Festival de Cenas Teatrais amplia sua programação para vários cantos de Santos entre os dias 13 e 27 de junho. Pioneiro do gênero no país, o evento é realizado pela Escola de Teatro Tescom, que completa 20 anos em 2014. Ao todo, são mais de 95 cenas e espetáculos apresentados em teatros (Braz Cubas, Guarany e Sesc-Santos) e em praças públicas (Mauá, do BNH e do Posto 2) da Cidade.

Com o tema “A Arte Celebra a Vida”, o Fescete tem o objetivo de estimular e reunir novos grupos teatrais na Baixada Santista, além de promover o intercâmbio com companhias de outros locais de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. A programação conta com sua parte formativa com o workshop “O Ator Invertido”, do Grupo de Teatro Invertido, e aulas abertas de teatro, com arte-educadores do Tescom, e com a formação de plateia com as sessões das mostras competitivas,  seguidas de debates com jurados e noitadas no Bar Última Aula.

Os orientadores das categorias são: Ludmilla Corrêa, Orleyd Faya, Paulo Maurício (Infantil), Paula D’Albuquerque, Pedro Cobra, Tairone Porto (Estudantil), Caio Ceragioli, Kadu Veríssimo, Victor Nóvoa (Monólogo), Duda Woyda; Paulo Balistrieri e Platão Capurro Filho (Adulto). No último dia, o festival premiará os melhores de cada mostra, além do 10º Concurso Estudantil de Poesia.

O Fescete também contará com uma mostra de espetáculos convidados, que terão parte da bilheteria revertida ao Grupo de Apoio e Prevenção da Aids (Gapa-BS). Durante todo o evento, o próprio Centro Cultural Patrícia Galvão será posto de arrecadação de alimentos enlatados em prol da entidade que atende centenas de famílias da Baixada Santista.


Ao todo, são mais de 95 cenas e espetáculos apresentados em teatros e em praças públicas (Foto: Divulgação)

Homenageados

Os grandes homenageados da cerimônia de abertura desta edição serão os atores da Baixada Santista, Ney Latorraca e Jandira Martini, ambos completando 70 anos. “A Jandira Martini e o Ney Latorraca, com sua arte, nos ajudam a entender a vida”, dizem os diretores do festival, Karla Lacerda e Pedro Norato, “assim como o Gilson de Melo Barros que está há 25 anos, uma vida à frente do Teatro Experimental de Pesquisa (TEP/Unisanta)”.

Com 45 anos de trajetória, o grupo cênico mais antigo em atividade na Cidade também será homenageado pelo Fescete, apresentando a peça “A Carta – Um Melodrama Cubista” e a exposição de imagens e figurinos de seus espetáculos “Pálpebras e Gelosias – TEP 45 Anos”. A curadoria é assinada pelo próprio diretor Gilson e os artistas Jadir Battaglia e Rafael Branco. A visitação gratuita poderá ser realizada durante todo o festival.

A programação completa pode ser encontrada no www.fescete.com.br.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

Santos

Prêmios da Quina e da Lotofácil saem para Santos; saiba quanto e as lotéricas

Um apostador faturou sozinho o valor de R$ 43.299,00 na Quina

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter