16º Festival de Teatro de Cubatão começa hoje

O 16º Festac é uma realização da Associação Cultural Incena Brasil com a Prefeitura Municipal de Cubatão via Secretaria de Cultura.

Comentar
Compartilhar
13 OUT 2019Por Da Reportagem07h45
A UME Estado de Alagoas, na rua Faixa do Oleoduto, s/nº, recebe a peça 'O Castelo de Mulumi', da Cia Cabras Cegas no dia 19.Foto: VANESSA SOUZA/DIVULGAÇÃO

De lendas indígenas até obras baseadas na biografia de artistas brasileiros estarão nos palcos e praças de Cubatão neste mês durante o 16º Festac - Festival de Teatro de Cubatão. O festival mais tradicional da Cidade contará com mais de 20 atividades gratuitas entre hoje e 27 de outubro para todos os públicos. Toda a programação está disponível e inscrições para oficinas em: fb.com/festac.cubatao.

Com o tema 'Esta OcupAção é Teatral!', o Festac tem como objetivo descentralizar de espetáculos a atividades formativas em sete bairros da Cidade, além de gerar o intercâmbio entre produções artísticas de Cubatão e região, e formar novas plateias. Um diferencial nesta edição é que parte dos espetáculos contarão com intérprete de Libras (dias 13, 17 e 23).

O 16º Festac é uma realização da Associação Cultural Incena Brasil com a Prefeitura Municipal de Cubatão via Secretaria de Cultura a partir das emendas parlamentares de Ivan Hildebrando e Rafael Tucla. O evento conta com apoio cultural do Canteiro de Obras Teatrais, Exército da Salvação, Floricultura Central, Galpão Cultural, Sesc Santos e Teatro do Kaos.

Acessibilidade, democratização e Libras marcam programação. Elas são parte dos eixos que fundamentam o novo Festac. A iniciativa descentralizou ainda mais a programação do festival. Além de ser inteiramente gratuita, metade das atividades previstas serão fora do centro de Cubatão.

Ainda, de auditórios a salas, de palcos a praças, todos os espaços que contemplarão as oficinas e espetáculos teatrais contam com acessibilidade para todos os públicos, sendo que parte das peças contarão na plateia com alunos da Educação de Jovens e Adultos, ampliando os seus repertórios culturais.

Outro diferencial é que uma intérprete de Libras estará à disposição de pessoas com deficiência, em relação às peças convidadas: 'Os Bolsos cheios de Pão', da La Inquieta Compañia (dia hoje, às 20h, no Teatro do Kaos, classificação: 12 anos), 'Caecus - Um Documento Cênico', da Cia Los Puercos (dia 17, às 20h, no Bloco Cultural, 12 anos) e 'War', da Cia para Pessoas Solitárias (dia 23, às 20h, no Kaos, 16 anos).

Confira a programação de hoje: 9h | ETMD Ivanildo Rebouças da Silva (Av. Nações Unidas, 168, Vl. Nova) | Roda de conversa 'Café com Arte': 14h | ETMD | Oficina 'Expressão Vocal', com Nailse Machado; 20h | Teatro do Kaos (Largo do Sapo) | Peça 'Os Bolsos cheios de pão', da La Inquieta Compañia.