Vereador de Cubatão propõe a criação de programa de doação de remédios

Queixão sugere que as unidades básicas de saúde ficariam responsáveis por receber os remédios doados

Comentar
Compartilhar
23 MAI 2016Por Da Reportagem10h31
“Solidariedade é a base de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o vereador Ricardo Queixão na Câmara“Solidariedade é a base de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o vereador Ricardo Queixão na CâmaraFoto: Divulgação/Câmara de Cubatão

O vereador Ricardo Queixão (PDT) apresentou uma série de requerimentos em plenário, na sessão da Câmara de Cubatão da última terça-feira (17). Duas propostas do vereador particularmente chamaram a atenção por se tratarem de saúde pública. A primeira iniciativa é a criação de um programa municipal de doação de medicamentos. 

Segundo Ricardo Queixão, muitas pessoas têm remédios que não usam mais em suas residências. Ele afirma que alguns desses medicamentos, que acabam se estragando, poderiam ser doados a moradores que estão precisando dessa medicação. O vereador comentou que já existem inúmeros programas ao redor do País que tratam da ação colaborativa em torno da reutilização desses ­medicamentos. 

O vereador pede ao Executivo que acolha a sugestão do requerimento e a transforme em projeto de lei visando complementar as políticas públicas de distribuição de remédio nas unidades municipais de saúde . 

O vereador sugere que as unidades básicas de saúde ficariam responsáveis pelo recebimento das doações de remédios que estejam dentro do prazo de validade para consumo. Só poderão ser doados medicamentos que estejam em embalagens invioladas. 

Ainda sobre a doação de remédios por parte da população, a secretária de Saúde ficaria responsável de indicar um farmacêutico para avaliar o estado do medicamento. Já a distribuição ao público seguirá as regras que serão estabelecidas pelo Executivo. 

“Solidariedade é a base de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Ricardo Queixão, que acredita que se criará a cultura de doação de remédios no município com a criação do projeto.

Primeiros socorros

Outro requerimento apresentado pelo vereador versa sobre a promoção de cursos gratuitos de primeiros socorros, que seriam ministrados pelo Corpo de Bombeiros. Ele pede ao Executivo que firme contrato com a instituição para que essas formações ocorram periodicamente. 

Queixão sugeriu que a Câmara disponibilize o anfiteatro para realização desses cursos. A formação, voltada aos cuidadores e responsáveis pelas crianças, enfocará nos primeiros socorros em situações de engasgamento de crianças.